O ensino de história e a formação cidadã dos jovens: um estudo em uma escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Camilla Aparecida Nogueira Santos

Resumo


O presente texto tem como objetivo refletir sobre como o ensino de história efetivado em uma escola pública da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil, pode contribuir na formação cidadã dos jovens estudantes. Recorreu-se a diferentes procedimentos metodológicos, tais como: estudo de documentos e pesquisa no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -,  observação,  pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários e  técnica do grupo focal. Concluiu-se que a juventude investigada é muito marcada pela influência de drogas e também da violência. São descrentes em relação às políticas públicas. Prevalece uma consciência ainda fragmentada, com características de uma cidadania passiva, abstrata. Faz-se necessário, portanto, incorporar o conceito de cidadania no ensino de história.


Palavras-chave


Cidadania; Juventude; Ensino de História

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p143

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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