As sonoridades e ruídos de clio: os usos e abusos da música nas aulas de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p55

Palavras-chave:

História, Música, Ensino

Resumo

O artigo tem o objetivo principal de analisar os usos e possibilidades temáticas de letras de músicas de bandas, músicos e cantores brasileiros nas aulas de história. Para além de uma narrativa de fases ou períodos da música, a problematização está voltada para a centralidade em determinados estilos e gêneros musicais, o que aponta para elementos da formação dos professores e do imaginário sociocultural que elenca o que é considerado música “intelectual”. Metodologicamente, o estudo se deu pela discussão de três eixos: músicas de engajamento político, músicas de manifestação social e músicas de expressão sociocultural, retomando as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais, no Brasil. Para isso, algumas letras de músicas foram utilizadas para o percurso analítico-interpretativo. Como arcabouço teórico-metodológico, autores como Sekeff (2007), Costa (2007), Napolitano (2005) e Naves (2004), para pensar as relações entre história, música e ensino.

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Biografia do Autor

Cláudia Crisitina da Silva Fontineles, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em História (UFPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em História (UFPI). Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Ciências da Educação (UFPI)

Pedro Pio Fontineles Filho, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutorando em História Social (UFC). Mestre em História do Brasil (UFPI). Professor do Curso de História (UESPI)

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Publicado

2014-03-03

Como Citar

Fontineles, C. C. da S., & Fontineles Filho, P. P. (2014). As sonoridades e ruídos de clio: os usos e abusos da música nas aulas de história. História & Ensino, 20(1), 55–82. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p55

Edição

Seção

Artigos