Cultura: noções e apropriações na escrita didática da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p105

Palavras-chave:

Livro didático de História, Cultura, Escrita, Apropriação, Reprodução

Resumo

Analisa-se o papel da escrita didática da história articulando os diversos níveis da produção textual em História; parte-se da noção de especificidade do discurso do historiador e das diferenciações internas existentes entre a escrita acadêmica e a escrita escolar; para a construção desta análise adota-se como ponto de partida a noção de artefato cultural assumida pelo livro didático de História e como referencia as concepções acadêmicas e didáticas do conceito de cultura. Tal análise deverá levar em conta, não apenas o aspecto conteudista da produção didática, mas os diversos aspectos e condicionamentos que perpassam a escrita escolar da História, constroem a sua especificidade e definem o sentido, a estética e o espaço de atuação do livro didático de História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Washington Tourinho Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando do programa de História Social da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Campus Assis. Professor da Universidade Federal do Maranhão

 

 

Graduado em História Licenciatura e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. . desenvolve pesquisa na área do Ensino de História, com ênfase para o livro didatico. , onde desenvolve a pesquisa intitulada "Imposições e negociações: teoria e inculcação de valores no livro ddático de História - a agenda de 2010. Bolsista CAPES

Referências

ABUD, K. A história nossa de cada dia, saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. In: MONTEIRO, A. M. et. all. (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro. Mauad X: FAPÈRJ. 2007. p 107-117.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de L. Reis e Glaucia R. Gonçalves. 2ª reimpressão. Belo Horizonte. Editora UFMG. 2003.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo. Cortez. 2008.

BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático: entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, C. M. F. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 7ª ed. São Paulo. Contexto. 2002 BOURDIEU. Razões Práticas, sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Corrêa. 9 ed. Campinas. Papirus. 2007.

BITTENCOURT, C. M. F. A economia das trocas simbólicas. Trad. Sérgio Miceli. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

BITTENCOURT, C. M. F.; PASSERON, J-C. A Reprodução. Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. 10 ed. Vozes. Petrópolis. 2008.

BRAYCK, P. R.; MOTA, M. B. História das cavernas ao terceiro milênio. 4 ed. Rio de Janeiro. Moderna. 2012.

BRAYCK, P. R.; MOTA, M. B. História das cavernas ao terceiro milênio. Suplemento do professor. Rio de Janeiro. Moderna. 2012.

CAIMI, E. F. et all. O livro didático e o currículo de história em transição. Passo Fundo: EDUPF, 1999.

CANCLINI, N. G.. Culturas hibridas, estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Ana Regina Lessa e Heloisa P. Cintrão. 3 ed. São Paulo. EDUSP. 2008.

CERTEAU, M.. A invenção do cotidiano. Artes do fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 8 ed. Petrópolis. Vozes. 2002.

CHARTIER, R. Leituras e leitores na França do antigo regime. Trad. Álvaro Lorencini São Paulo. Editora da UNESP. 2003.

CHARTIER, R. História cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuella Galhardo. Lisboa: DIFEL; 1990.

DE LUCA, T. R.; MIRANDA, S. R. O livro didático de História hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista brasileira de História, São Paulo, v. 24. n. 48, 2004.

FORQUIM, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre ARTMED. 1993.

FOUCALUT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Trad. Maria Theresa da C. Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro. Graal. 2010. V. 1

FOUCALUT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 6 ed. Rio de Janeiro. Forense Universitária. 2002.

HUNT, L. História, cultura e texto. In. HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. Trad. Jeferson L. Camargo. São Paulo. Martins Fontes. 1992. p 1-29.

MONTEIRO, A. M. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro. Mauad X. 2007

MONTEIRO, A. M. Narrativas e narradores no ensino de História. In MONTEIRO, Ana Maria, et. all. (org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro. Mauad X: FAPERJ. 2007. p 119-135.

MUNAKATA, K. O livro didático e o professor: entre a ortodoxia e a apropriação. In MONTEIRO, A. M. et. all. (Org.). Ensino de História: sujeitos saberes e práticas. Rio de Janeiro. Mauad X. FAPERJ. 2007. p 137-147.

MUNAKATA, K. História que os livros didáticos contam depois que acabou a ditadura militar no Brasil. In FREITAS, M. C. de. (Org.). Historiografia brasileira em perspectiva. 4 ed. São Paulo. Contexto. 2001. p 271-296.

REZENDE, A. P.; DIDIER, M. T. Rumos da História: História geral e do Brasil. São Paulo. Atual. 2006.

VAINFAS, R. et. all. História, volume único. São Paulo. Saraiva. 2010.

VIANA, N. Os valores na Sociedade Moderna. Brasília. Thesaurus. 2007.

Downloads

Publicado

2014-09-20

Como Citar

Tourinho Júnior, W. (2014). Cultura: noções e apropriações na escrita didática da História. História & Ensino, 20(2), 105–128. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n2p105

Edição

Seção

Artigos