Histórias em quadrinhos no ensino da pré-história: relato de experiência

Geraldo Magella de Menezes Neto

Resumo


O ensino da Pré-história apresenta-se como um desafio para os professores no ensino fundamental, já que um tema de difícil compreensão para alunos que estão numa fase de transição das chamadas séries iniciais para a fase maior do ensino fundamental. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático para o ensino da Pré-história. A partir da leitura da bibliografia e de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida em sala de aula pretende-se sugerir caminhos para o trabalho com as HQs como um meio para auxiliar os alunos na compreensão da Pré-história, em temas como as teorias da origem do homem e as diversas espécies humanas.


Palavras-chave


Ensino de História; Histórias em quadrinhos; Pré-história

Texto completo:

PDF

Referências


BITTENCOURT, C. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CALAZANS, F. M. A. História em quadrinhos na escola. São Paulo: Paulus, 2004.

FUNARI, P. P.; NOELLI, F. S. Pré-História do Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

MEYER, D.; EL-HANI, C. N. Evolução: o sentido da biologia. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

PINSKY, J. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2012.

PROUS, A. Arqueologia, Pré-História e História. In: TENÓRIO, M. C. (Org.). Pré- História da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

RODRIGUES, I. C.; MARINOCI, M. C. A Pré-história do Brasil nos livros de História para 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Anais do VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Londrina, 2003, p. 2. Disponível em: Acesso em 22 nov. 2013.

SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

SILVA, V. R. E. Estratégias de leitura e competência leitora: contribuições para a prática de ensino em História. História. São Paulo, 23 (1-2), 2004.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (Org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

VERGUEIRO, V. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, V. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

VILELA, T. Os quadrinhos na aula de História. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, V. (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012.

VILELA, M. T. A utilização dos quadrinhos no ensino de história: avanços, desafios e limites. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p223

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br