Notas sobre ensino de história e currículo: reflexões sobre o conhecimento histórico no Ensino Fundamental. Uberlândia-MG. (2000 – 2010)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p197

Palavras-chave:

História Social e Escola Pública, Ensino de História e Currículo, Conhecimento Histórico, Cotidiano Escolar

Resumo

Este texto é resultado da pesquisa de Iniciação Científica vinculada ao projeto “Ensino de História e Currículo: experiências com o conhecimento histórico em escolas públicas do ensino fundamental. Uberlândia-MG. (2000 – 2010)”, desenvolvido sob os auspícios da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, com financiamento do CNPq. Os principais objetivos concentram-se em compreender e problematizar a organização dos currículos da área de História, no ensino fundamental, em escolas públicas estaduais de Uberlândia-MG, a partir da análise de documentos produzidos, ora nas instâncias do Estado, ora no âmbito das escolas, articulados às experiências de professores e alunos das referidas escolas. 

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Biografia do Autor

Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Universidade Federal de Uberlândia.

Doutora em História Social pela PUC-SP. Professora dos Cursos de Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFU

Artur Nogueira Santos e Costa, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

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Publicado

2014-03-03

Como Citar

Vasconcelos, R. I. V., & Costa, A. N. S. e. (2014). Notas sobre ensino de história e currículo: reflexões sobre o conhecimento histórico no Ensino Fundamental. Uberlândia-MG. (2000 – 2010). História & Ensino, 20(1), 197–221. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p197

Edição

Seção

Artigos