História e cinema na infância: a história dos povos indígenas e o ensino da linguagem cinematográfica na escola

Autores

  • Artur Alves da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p243

Palavras-chave:

Ensino de História, Cinema Indígena, Linguagem Cinematográfica, Desenvolvimento Cognitivo, Ensino Fundamental I

Resumo

A proposta deste artigo é identificar e avaliar a influência das representações que retratam os povos indígenas nas aulas de História, bem como investigar o processo de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem e o nível de compreensão sobre o conteúdo e a linguagem do cinema presentes de maneira recorrente no cotidiano e na formação do repertório cultural de estudantes do Ensino Fundamental I. Apesar de estar amplamente presente no cotidiano das crianças, seja para divertir ou informar, o cinema ainda não recebe a atenção que merece dentro do ambiente escolar. Esta observação estimulou o desenvolvimento de um projeto de pesquisa a partir do Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação sobre como esta forma de interpretação da realidade e construção do conhecimento histórico pode ser utilizada como ferramenta educacional no ensino de História sobre a temática da história e cultura dos povos indígenas.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Artur Alves da Silva, Universidade de São Paulo

Professor do Ensino Básico, graduando do curso de História da USP, bolsista CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Referências

ALMEIDA, M. R. C. de. Os Índios na História do Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2010.

ARAÚJO, A. C. Z. Cineastas indígenas: um outro olhar: Guia para professores e alunos. Olinda: Vídeo nas aldeias, 2010.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 1999.

CHARTIER, R. O mundo como representação. Estudos Avançados, n. 11, v. 5, p. 173-191, jan./abr. 1991.

CUNHA, E. Cinema e imaginação: a imagem do índio no cinema brasileiro dos anos 70. Dissertação Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, USP. São Paulo, 2000.

FERRO, M. Cinema e História. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, C. A. da R; OLIVEIRA, J. P. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: MEC/UNESCO, 2006.

GUIMARÃES, M. L. S. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 1, p. 5-27, 1988.

IMOTO, F. A. Cinema indígena: as possibilidades de um novo espaço de resistência cultural. São Paulo: CELAC – ECA/USP, 2009.

LUCIANO, G. dos S. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/UNESCO, 2006.

MARIE, M.; JULLIER, L. Lendo as imagens do cinema. São Paulo: Senac, 2009.

MASCARELLO, F. (Org.). História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação &Educação, São Paulo, v. 2, n. 27-35, jan./abr. de 1995.

NAPOLITANO, M. Como Usar o Cinema na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2009.

NUNES, K. M; SANTOS, N. C. dos. Índios Panará no cinema contemporâneo: apontamentos sobre um filme indígena e um não-indígena. Revista Eletrônica Mutações, UFAM, 2012.

RAMOS, F. P. Mas afinal... o que é mesmo documentário? São Paulo: Senac, 2009.

SÃO PAULO. Fundação Para Desenvolvimento da Educação. Multimeios aplicados à educação: uma leitura crítica. Cadernos Idéias, n. 9, 1990.

SILVA, A. C. da. Versões didáticas da história indígena (1870-1950). Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação, USP, 2000.

SILVA, A. L.; GRUPIONI, L. D. B. (Org.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995. S

TAM, R; SHOAT, E. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Cone, 1991.

Downloads

Publicado

2014-03-03

Como Citar

Silva, A. A. da. (2014). História e cinema na infância: a história dos povos indígenas e o ensino da linguagem cinematográfica na escola. História & Ensino, 20(1), 243–270. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p243

Edição

Seção

Laboratório (artigo)