Educação patrimonial e ensino de história: potenciais do uso de documentação arquivística

Autores

  • Elisgardenia Oliveira Chaves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p59

Palavras-chave:

Ensino de História. Educação Patrimonial. Arquivos Eclesiásticos

Resumo

Os documentos escritos como objeto de estudos e fonte histórica podem e devem ser utilizados como recursos didáticos em todos os níveis na educação histórica.  Assim, a partir das relações da produção do conhecimento histórico com o conhecimento histórico escolar, este texto objetiva discutir possibilidades teórico-metodológicas sobre a utilização de documentação arquivística, com ênfase nos registros eclesiásticos de casamentos, batismos e óbitos, para o desenvolvimento da educação patrimonial e como instrumentos didáticos nas práticas de ensino de história.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisgardenia Oliveira Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Referências

ARANTES, A. A. Pais, Padrinhos e Espírito Santo: Um Reestudo do Compadrio. In: ARANTES, A. A. (Org.). Colcha de Retalhos: estudo sobre a família no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1993.

BACELLAR, C. de A. P. Viver e sobreviver em uma vila colonial: Sorocaba, séculos XVIII e XIX. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001.

BACELLAR, C. de A. P. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BLOCH, M. Apologia da História e o oficio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge, 2001.

BRASIL. Ministério da Cultura. Decreto nº 3.551 de agosto de 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências. Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério da Cultura. Lei nº. 8.159, de 8 de janeiro de 1991 Lei nº 8.159 de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996

CAIMI, F. E.; CASSOL, F. M. Pesquisando sítios arqueológicos: História e Patrimônio na sala de aula. Entre Ver, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 278-295, jan./jun. 2012.

CHALHOUB, S. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

FARGE, A. O sabor do Arquivo. Tradução de Fátima Murad. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FARIA, S. de C. História da família e demografia histórica. In CARDOSO, C. F.; VAIFANS, R. (Org.) Domínios da História: ensaio de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FERNANDES, J. R. O. Da identidade nacional à diversidade cultural: novos paradigmas para a preservação do patrimônio histórico. In XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. Anais... São Paulo: ANPUH, jul. 2011.

FLEXOR, M. H. O. Abreviaturas: manuscritos dos séculos XVI ao XIX. 3. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2008.

HARTOG, F. Tempo e Patrimônio. Varia História, Belo Horizonte, v. 22, n. 36, jul./dez. 2006. HERMETO, M. Canção popular brasileira e Ensino de História: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. (Coleção Práticas Docentes 2).

HERMETO, M.; PEREIRA, M. H. de F. O ensino de história entre trajetórias e epistemologias: o desafio cotidiano de articular teoria e prática na formação do professor de história Saeculum. Revista de História, João Pessoa, v. 27, jul./dez. 2012.

KNAUSS, P. Macaé: usos do passado e sentidos da História Local. In: AMANTINO, M. et al. (Org.). Povoamento, catolicismo e escravidão na antiga Macaé - séculos XVII ao XIX. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011. LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

LORDELLO, J. M. Entre o Reino de Deus e o dos Homens: a secularização do casamento no Brasil do século XIX. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 2002.

MATTOZZI, I. Currículo de História e educação para o patrimônio. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 135-155, jun. 2008.

NADALIN, S. O. A demografia numa perspectiva histórica. Belo Horizonte: ABEP, 1994

NORA, P. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, n. 10, dez. 1993. ORIÁ, R. Memória e Ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe. (Org.) O saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 1998.

PRAXEDES, V. L. A teia e a trama da fragilidade humana os filhos ilegítimos em Minas Gerais, 1770-1840. 2003. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

RAMOS, F. R. L. Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História. Cad. Cedes, Campinas, v. 30, n. 82, p. 397-411, set.-dez. 2010.

REIS, J. J. A morte é uma festa: ritos fúnebres e revolta popular no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

RODRIGUES, C. Lugares dos mortos na cidade dos vivos: tradições e transformações fúnebres no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura. Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural. Divisão de Editoração, 1997.

SAMARA, E. de M. Família, mulheres e povoamento. Bauru - SP: EDUSC, 2003. SILVA. M. B. N. da. Sistema de Casamento no Brasil Colonial. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1978.

SEFFNER, F. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do ensino de história. XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. Anais... São Paulo: ANPUH, jul. 2011.

SLENES, R. W. Na senzala uma flor: as esperanças e recordações na formação da Família Escrava, Brasil Sudeste, Século XIX. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

TORRES-LONDOÑO, F. A outra família: concubinato, igreja e escândalo na colônia. São Paulo: Edições Loiola, 1999.

UJVARE, S. C. A História e suas epidemias: a convivência do homem com os microorganismos. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2003.

VASCONCELLOS, M. C. de. Que Deus os Abençoe: batismos de escravos em Angra dos Reis (RJ), no século XIX. Revista História & Perspectivas, Uberlândia. n. 16-17, 1997.

VIDE, S. M. da. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. Brasília: Edições do Senado Federal, 2007.

ZAMBONI, E. Panorama das pesquisas no ensino de História. Saeculum - Revista de História, João Pessoa, n. 6-7, jan./dez. 2000/2001.

Downloads

Publicado

2013-09-26

Como Citar

Chaves, E. O. (2013). Educação patrimonial e ensino de história: potenciais do uso de documentação arquivística. História & Ensino, 19(2), 59–85. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p59

Edição

Seção

Artigos