Estratégias de ensino da história e dos Estudos Sociais no 1º Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • Gonçalo Marques Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Escola Superior de Educação)
  • Ana Barroso Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
  • Ana Carolina Pereira Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
  • Carla Joana Matos Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
  • Filipa Machado Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
  • Marlene Pereira Instituto Politécnico de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p195

Palavras-chave:

Estudos Sociais. Educação Histórica. 1º Ciclo do Ensino Básico.

Resumo

Tendo em vista a transversalidade e interdisciplinaridade de que se reveste a área disciplinar curricular de Estudo do Meio Social no 1º Ciclo do Ensino Básico, o presente estudo procura ter como sua âncora a apresentação de um diverso conjunto de resultados de investigações desenvolvidas em Centros Escolares do concelho de Viana do Castelo (Portugal) no quadro das actividades pedagógicas das mestrandas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Procurando ter na História Local e nos Estudos Sociais a sua referência mais identificativa, as várias temáticas apresentadas neste projecto constituem-se como eixos reflexivos não apenas da Didáctica dos Estudos Sociais, mas também como uma Pedagogia Social progressiva e que visa a transformação educativa e a aproximação dos agentes escolares.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gonçalo Marques, Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Escola Superior de Educação)

Professor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Escola Superior de Educação). Pós-Doutoramento no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Ana Barroso, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Mestres em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Ana Carolina Pereira, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Carla Joana Matos, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Filipa Machado, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Marlene Pereira, Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Referências

ARENDS, R. I. Aprender a ensinar. Lisboa: McGraw-Hill. ALMEIDA, C. A. F. Património – Riegl e hoje. Revista de história da Faculdade de letras da Universidade do Porto. 1993.1995. Acedido em 9 de abril, 2013, de http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/7866/2/2249.pdf

BARCA, I.; SOLÉ, G. Educación histórica en Portugal: metas de aprendizaje en los primeros años de escolaridad. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 1, n. 15, p. 91-100, 2012. Disponível em: http://www.aufop.com/aufop/uploaded_files/articulos/1335399016.pdf.

CACHADINHA, M., CARMO, H.: FERREIRA, M. M. Envelhecimento, educação e autonomia – Investigação sobre um grupo de seniores na área urbana de Viana do Castelo. VII Congresso Português de Sociologia. 2012. Disponível em: http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0347_ed.pdf. Acesso em 15 fev. 2013.

DURKHEIM, E. Sociologia, Educação e Moral. Porto: Rés. 1984.

FERREIRA, M. M. Educação Intercultural. Lisboa: Universidade Aberta. 2003.

MARQUES, Gonçalo. O Conhecimento Histórico na Construção Identitária e Social das primeiras idades. Atas do II Encontro de Sociologia da Educação. Educação, Territórios e (Des)igualdades. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2011, p. 197-213.

MARQUES, G. Ludus Maximus: aprendendo conteúdos históricos em ambientes informais na Educação de Infância. In CARVALHO, A. A. A.; PESSOA, T.; CRUZ, S.; MOURA, A.; MARQUES, C. G. (Org.). Jogos e Mobile Learning. Actas do Encontro. Coimbra: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2012. p. 255-263.

NÓVOA, A. et al. Profissão professor. Porto: Porto Editora. 2 ed., 1995.

ROLDÃO, M. C. Os Professores e a Gestão do Currículo: perspetivas e práticas em análise. Porto: Porto Editora. 1999.

TEIXEIRA, M. O Professor e a escola. Perspectivas organizacionais. Lisboa: MacGraw-Hill. 1995.

Downloads

Publicado

2013-08-18

Como Citar

Marques, G., Barroso, A., Pereira, A. C., Matos, C. J., Machado, F., & Pereira, M. (2013). Estratégias de ensino da história e dos Estudos Sociais no 1º Ciclo do Ensino Básico. História & Ensino, 19(1), 195–220. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p195

Edição

Seção

Autor(a) Convidado(a)