O ensino da história local e itinerários sobre a disciplina Tópicos de História da Educação em Alagoas: diálogos possíveis

Roseane Maria Amorim, Ângela Maria dos Santos

Resumo


Este texto tem por objetivo principal registrar as experiências vividas na formação de professores e professoras articulando-as com as discussões voltadas para o debate epistemológico do conhecimento histórico escolar. Sendo assim, o presente artigo discute a importância do ensino da história local na formação de estudantes do curso de Pedagogia/CEDU/UFAL que atuam ou vão atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Optamos no primeiro momento por uma reflexão sobre o ensino de História de maneira geral entrelaçado pela discussão sobre o ensino de história local analisando inclusive projetos pedagógicos de Cursos de Pedagogia de algumas Universidades Federais do Brasil. No decorrer do artigo nos debruçamos sobre a experiência vivida na disciplina Tópicos de História da Educação em Alagoas.

Palavras-chave


Educação; Ensino de História; História Local.

Texto completo:

PDF

Referências


AMORIM, R. M. As implicações dos parâmetros curriculares nacionais para a prática pedagógica dos professores de História do ensino fundamental da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes. 250f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

AMORIM, R. M. As Práticas Curriculares Cotidianas: um Estudo da Educação das Relações Étnico-Raciais na Rede Municipal de Ensino do Recife. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. de. História: a arte de inventar o passado. São Paulo: Edusc 2007.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção Docência e Formação).

BRASÍLIA. Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia. Versão Preliminar. Brasília, UNB, 2012.

CARRETERO, M. Construir e ensinar as Ciências Sociais e História. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CARUARU. Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia. UFPE, Caruaru Pernambuco, 2008. FONSECA, T. N. L. Exaltar a pátria ou formar o cidadão. In: CARUARU. História & ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da silva, Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MONTEIRO, A. M. F. da C.; PENNA, F. de A. Ensino de História: saberes em lugar de fronteiras. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1, p.191-211, jan./abr., 2011.

OLIVEIRA, M. M. D. de. O ensino de história, a memória e o patrimônio cultural. História & Ensino, Londrina, v. 15, p. 119-130 ago. 2009.

PAIM, E. A.; CORREA, J. O. O ensino de História Regional nos anos iniciais da educação básica. História & Ensino, Londrina, v. 15, p. 23-38. 2009.

PEREIRA, J. S. Diálogos sobre o exercício da docência. Recepção das Leis 10.639/2003 e 11.645/08. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n.1 p.147-172, jan./abr., 2011.

PESAVENTO, S. J. História & História cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

PIAUÍ. Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia. Teresina, s/d.

RECIFE. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia. Recife, UFPE, 2007.

ROCHA, U. História, currículo e cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

SAMARA, E. de M.; TUPY; I. S. S. T. História & documentos e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SÃO PAULO. Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia. São Paulo: USP, 2010.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção Pensamento e ação no magistério).

VERÇOSA, E. de G.; MADEIRA, M. das G. de L. (Coord.). COSTA, C. Instrução pública e instituições culturais de Alagoas e outros ensaios. Maceió: EDUFAL, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br