O processo de organização da instrução pública patense no contexto republicano de 1892-1928

Autores

  • Andréa Fabiane Machado Diniz Universidade de Uberaba/MG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p163

Palavras-chave:

Primeira República, Instrução Pública, Grupo Escolar, Patos de Minas

Resumo

O presente artigo resulta da conclusão de uma pesquisa empreendida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba – UNIUBE. Representa um estudo teórico e documental com o objetivo de compreender o processo de organização da Instrução Pública em Patos de Minas/MG no contexto republicano de 1889 a 1928. O marco temporal estabelecido se deve ao fato de o ano de 1889 marcar a transição entre formas de governo e, consequentemente, marcar uma nova visão para a educação, sobretudo, para a Instrução Pública Primária. A esse fato sobrepõe a justificativa de implantar reformas educacionais para organizar a instrução pública e ampliar as oportunidades educacionais para a população, fortalecendo, assim, os caminhos da modernização e do progresso na sociedade em configuração. O ano de 1928 representa o marco final, com a publicação dos últimos decretos que deram origem à implantação da Reforma Francisco Campos em Minas Gerais. Para a execução dessa pesquisa, foi realizado o estudo historiográfico, ancorado pela Escola de Annales, a revisão da literatura especializada e a pesquisa documental cuja base de dados é composta por um manancial de fontes como: jornais, legislações educacionais, termos de visita dos inspetores de ensino de época, atas da Câmara Municipal, atos do Executivo e correspondências trocadas entre diretores, inspetores e governo.  Os jornais selecionados para análise foram: O Trabalho, O Commercio e Cidade de Patos. Por meio desse estudo, pudemos concluir que a idealização e a materialização da instrução pública, ministrada nos Grupos Escolares, estabelecimentos exclusivamente criados para esse fim, era, na concepção dos republicanos, o instrumento eficiente para formar o cidadão e elevar o País à condição de nação civilizada. Dessa forma, à educação era confiada a nobre missão de formar o homem da República para a República, o homem urbanizado, civilizado e, principalmente, capaz de se adequar às novas regras de uma sociedade que buscava se alicerçar nos pilares do trabalho e da ordem pública. Transitando do contexto macro para o contexto micro, percebemos que Patos de Minas não foge a essa regra. Convencida pelas perspectivas de mudanças que poderiam ser geradas na sociedade por meio da instrução pública, a “elite” de Patos de Minas não mediu esforços para dotar o município com a instalação do Grupo Escolar em 1917, expressão máxima do progresso no campo da educação na cidade e base para outros melhoramentos vindouros.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Fabiane Machado Diniz, Universidade de Uberaba/MG

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE/MG. Analista educacional da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas/MG.

Referências

ADÃO, Á. ; MATOS, S. C. A imprensa periódica: memória da educação. In: TEODORO, A. (Org.). Histórias (re) construídas. São Paulo: Cortez, 2004.

ARAÚJO, J. C. S.; GATTI JUNIOR, D. (Org.). Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: EDUFU, 2002. (Coleção memória da educação)

BOTTOMORE, T. B. As elites e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 1965.

CARVALHO, C. H. República e Imprensa: as influências do Positivismo na concepção de Educação do professor Honório Guimarães. Uberlândia: Edufu, 2004.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

FONSECA, G. Domínios de Pecuários e Enxadachins: História de Patos de Minas. Belo Horizonte: Ingrabras, 1974. Coleções Especiais: Autores Patenses.

LE GOFF, J. Documento e monumento. In: História e memória. Trad. Irene Ferreira et al. Campinas, Editora da Unicamp, 1996.

LOPES, E. M. T.; GALVÃO, A. M. de O. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MANN, H. A educação dos homens livres. Coleção Clássicos da democracia. São Paulo: IBRASA, 1964. MELLO, O. Patos de Minas, meu bem querer. 3 ed revista, ampliada e revisada. Prefeitura Municipal de Patos de Minas, SEMED, 2008.

MOURÃO, P. K. C. O ensino em Minas Gerais no tempo da República. Belo Horizonte. Edição do Centro Regional de Pesquisas de Minas Gerais, 1962.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

SOUZA, R. F. de. Templos de civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo (1890-1910). São Paulo: UNESP, 1998.

VIEIRA, M. do P. de A. et al. A pesquisa em história. 3 ed. São Paulo: Ática, 1995.

Downloads

Publicado

2013-08-18

Como Citar

Machado Diniz, A. F. (2013). O processo de organização da instrução pública patense no contexto republicano de 1892-1928. História & Ensino, 19(1), 163–194. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p163

Edição

Seção

Artigos