As transformações no calçadão de Londrina: elementos para a construção de identidade

Autores

  • Silvana Muniz Guedes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp55

Palavras-chave:

Ensino de História, Memória, Patrimônio histórico, Identidades

Resumo

o presente artigo é resultante das ações do projeto A lente capta o que o coração sente: permanências e transformações no patrimônio arquitetônico da cidade de Londrina, parte integrante do PIBID/Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, e aborda as principais transformações em um lugar específico da cidade de Londrina: o calçadão. Entende-se que o estudo desse, a partir de análise de fontes, é temática significativa para o ensino de História no Ensino Fundamental. Para tessitura das análises aqui apresentadas utilizou-se fontes orais, escritas e imagéticas como relatos de jornais, além de pesquisas bibliográficas. Traçando uma linha do tempo sobre os impactos sociais causados em cada transformação do calçadão, o objetivo é realizar reflexões e elaborar material didático a partir do resgate histórico sobre o lugar em questão tendo por linha narrativa as reformas realizadas no espaço em questão. No ano de 2011, durante a retirada do piso, uma parte do passado esquecida por alguns e não vista por outros se tornou presente: os desenhos de ramos de café que enfeitavam a praça Gabriel Martins na década de 1970. Trata-se de um trabalho em andamento. Nesse artigo apresentamos os resultados das pesquisas bibliográficas assim como de entrevistas realizadas. Relatamos de forma breve as ações a serem realizadas e que culminarão com a produção de material didático a ser disponibilizado para as escolas (fase posterior do projeto). O desenvolvimento desse trabalho conta com o apoio financeiro da CAPES.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Muniz Guedes, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em História pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsistas do PIBID/CAPES

Referências

BARCA, I. Aula Oficina: Do Projecto à avaliação. In: BARCA, I. (Org.). Para uma Educação Histórica de Qualidade. Braga: Instituto de Educação e Psicologia Universidade do Minho, 2004. p. 131-144

COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianc as de tre s a oito anos. Educar Especial, Curitiba: UFPR, 2006. p.171-190.

JANUZZI, D. C. R. Calçadões: a revitalização urbana e a valorização das estruturas comerciais em áreas centrais. 2006. Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

JANUZZI, D. C. R. O desenvolvimento de Londrina e as transformações nos espaços públicos da região central. Semina: Ciência Sociais e Humanas. Londrina, v. 26, p. 87-94, 2006.

OLIVEIRA, S. R. F. História. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. Curitiba: SEED, 2010. p. 119-134.

YAMAKI, H. Iconografia Londrinense. Londrina: Humanidades, 2003.

YAMAKI, H. Labirintos da Memória. Londrina: Humanidades, 2006.

Downloads

Publicado

2012-10-21

Como Citar

Guedes, S. M. (2012). As transformações no calçadão de Londrina: elementos para a construção de identidade. História & Ensino, 18(esp), 55–72. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp55