Andanças pela Rua Sergipe

Autores

  • Kenya Vieira de Souza e Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Vanessa Duarte Universidade Estadual de Londrina
  • Carolina Rodrigues de Carvalho Universidade Estadual de Londrina
  • Sirlei Borrasca de Brito Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp157

Palavras-chave:

Ensino de História, Patrimônio Histórico, Memória, Cotidiano Escolar.

Resumo

O ensino e a aprendizagem da história nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental estabelece interface direta com a Educação Patrimonial. Os professores, em seu cotidiano, desenvolvem diversos trabalhos a partir de diferentes concepções do que venha a ser Patrimônio Histórico com intuito de fomentar nos alunos a relação com o passado, com a memória e com a ideia de preservação. Utilizando materiais produzidos no Projeto Educação Patrimonial (2005 – 2011), vinculado ao Projeto PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, analisamos o processo de aprendizagem dos alunos de uma escola municipal na cidade de Londrina e intentamos apresentar  possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Esse texto divide-se em três partes: na primeira apresentamos os referenciais teóricos que balizam nosso conceito de Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial. Na segunda discorremos sobre o que significa ensinar e aprender História considerando o Patrimônio Histórico da cidade como fonte para investigação. Na terceira apresentamos o trabalho desenvolvido na escola analisando-o na perspectiva de mapear as potencialidades apresentadas quanto à construção de conhecimento por parte de alunos e professores. O desenvolvimento desse trabalho inclui-se nas ações do PIBID/UEL/Pedagogia e conta com o apoio financeiro da CAPES.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kenya Vieira de Souza e Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

Vanessa Duarte, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

Carolina Rodrigues de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

Sirlei Borrasca de Brito, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BARROSO, V L. M. Educação Patrimonial e ensino de história: registros, vivências e proposições. In: BARROSO, V. L. M. et al. Ensino de história: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Exclamação: ANUPUH, 2010. p.15- 24.

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Museu Imperial/ IPANH/ Minc, 1999.

COOPER, H. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de três a oito anos. Educar, Curitiba, Especial, p.171-190, 2006.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ed. Ática. 1995.

LEMOS, C. A. C. O que é Patrimônio Histórico. 5 ed. São Paulo: Editora Brasiliense. 1987.

MACHADO, M. B. P.; MONTEIRO, K. M. N. Patrimônio, identidade e cidadania: reflexões sobre Educação Patrimonial. In: BARROSO, V. L. M. et al. Ensino de história: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Exclamação: ANUPUH, 2010. p.25-37.

MOREIRA, M A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1942.

OLIVEIRA, A. F. B. de. Patrimônio, memória e ensino de história. In: OLIVEIRA, M. D.; CAINELLI, M. R.; OLIVEIRA, A. F. B. Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN. 2008. p. 96-101.

OLIVEIRA, S. R. F de. História. In: GUSSO, A. M. et al. Ensino fundamental de nove anos: orientações pedagógicas para os anos iniciais. 2010. p. 119-134.

ZANON, E. R; MAGALHÃES, L. H. BRANCO, P. M. C. Educação Patrimonial: da teoria à prática. Londrina: Ed. UNIFIL, 2009.

Downloads

Publicado

2012-10-21

Como Citar

Silva, K. V. de S. e, Duarte, V., Carvalho, C. R. de, & Brito, S. B. de. (2012). Andanças pela Rua Sergipe. História & Ensino, 18(esp), 157–173. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp157