Para além do lazer: a utilização do filme como recurso didático em sala de aula

Autores

  • Aline Apolinário Furtunato Universidade Estadual de Londrina
  • Cinthia Torres Aranha Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp95

Palavras-chave:

Cinema. Ensino de história, Sociedade egípcia, Conhecimento histórico

Resumo

Pretende-se apresentar neste artigo um trabalho desenvolvido com base na idéia de aulas-oficinas (BARCA, 2004.) feita pelo projeto PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) do departamento de história da UEL, no Colégio Estadual Tsuru Oguido em Londrina, Paraná, no 6° Ano B. Trabalhamos com estudo da História através das fontes em uma abordagem diferenciada do conteúdo tendo como fonte histórica o filme “A Múmia”. Nosso objetivo com a utilização de filmes como documento histórico é desconstruir e questionar certos paradigmas sobre a utilização desse recurso em sala de aula. Tendo em vista que a utilização do cinema como documento histórico vem sendo utilizada pelo historiador na construção do conhecimento histórico, pretende-se discutir os cuidados com a utilização desse recurso didático como documento no ensino de História, por exemplo, sobre o mundo antigo e a importância em distinguir ficção de “realidade” histórica. O tema utilizado na aula-oficina foi “A Sociedade Egípcia” e através do filme buscou-se trabalhar as questões concernentes ao duo “realidade” /ficção, as visões contemporâneas estereotipadas acerca de outras sociedades do passado e abordar, como um recorte temático, os costumes da sociedade egípcia antiga a partir dos vestígios materiais (pirâmides, pinturas mortuárias, costumes funerários, religião). Utilizou-se como base historiográfica (MAGALHAES; ALFACE, 2011) para a abordagem do filme em sala de aula,  trabalhamos com documentários sobre a sociedade egípcia, livros especializados e textos a respeito do desenvolvimento do trabalho com fontes em sala de aula (LANGER, 2004.)

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Apolinário Furtunato, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em História pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsistas do PIBID/CAPES

Cinthia Torres Aranha, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em História pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsistas do PIBID/CAPES

Referências

BARCA, I. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In: BARCA, I. Para uma educação de qualidade: Braga: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004. p. 131–144.

CAINELLI, M; SCHMIDT, M. A. Ensinar História. Editora Scipione: São Paulo, 2009.

GRIMBERG, C. A Aurora da Civilização. v. 1. Editora Azul: Chile, 1989.

GRIMBERG, C. O Império das Pirâmides Vol. 2. Editora Azul: Chile, 1989.

GUERRA, F. P.; DINIZ, L. M. V. A incorporação de outras linguagens ao ensino de história. História & Ensino, Londrina, n. 13, p. 127-140, 2007.

LANGER, J. Metodologia para análise de estereótipos em filmes históricos. Revista História Hoje, São Paulo, n. 5, 2004.

MAGALHÃES, O.; ALFACE, H. O Cinema como recurso pedagógico na aula de História. In: CAINELLI, M.; SCHMIDT, M. A. (Org.). Educação Histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011. p. 249-267

MEIRELLES, W. R. O cinema na história. O uso do filme como recurso didático no ensino de história. História & Ensino, v. 10, p. 77-88, 2004.

MUZY, S. R. F. A Criação das Bases do monoteísmo pelo faraó Akhenaton (1353-1336 AEC.) e sua implicações sociais no Antigo Egito. In: SELVATICI, M.; CERQUEIRA, F. V. (Org.). Religião e Poder do Mundo Antigo ao Moderno: Ensaios Acadêmicos. LEPAARQ/UFPEL: Pelotas, 2009.

SENTINELLA, D. E. O Enigma das Múmias. Novo Século: São Paulo, 2008.

SIMÃO, A. C. G. L. L. A Importância da evidência histórica na construção do conhecimento histórico. In: CAINELLI, M.; SCHMIDT, M. A. (Org.). Educação Histórica: teoria e pesquisa. Ijuí: Ed.Unijuí, 2011. p. 143-166.

Downloads

Publicado

2012-10-21

Como Citar

Furtunato, A. A., & Aranha, C. T. (2012). Para além do lazer: a utilização do filme como recurso didático em sala de aula. História & Ensino, 18(esp), 95–109. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18nespp95