A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura

Angelo Priori

Resumo


O presente texto tem o objetivo de discutir a concepção de história veiculada em 4 manuais didáticos utilizados nas escolas públicas de 5ª a 8ª série do 1° grau na cidade de Maringá, Estado do Paraná. A escolha desses manuais deveu-se ao fato de serem utilizados em oito das dez escolas que os estagiários da disciplina Prática de Ensino de História Il desenvolveram suas atividades no ano de 1992.


Palavras-chave


Livros didáticos; História; Indústria cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAUJO, A. T. História do Brasil: descoberta e início da liberdade. São Paulo: Editora do Brasil, 1985.

CAMPOS, R. História do Brasil São Paulo: Atual, 1985. 3

CHESNEAUX, Jean. Hacemos taMa rasa deI pasado! Madrid: Siglo XIX, 1977.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da história ensinada, 1993.

FRANCO, M. L. P. B. O lívro didático de história do Brasil. São Paulo: Global, 1982.

GONÇALVES, J. H. R. A Guerra do Contestado: 1912/1916: uma síntese escolar. Apontamentos, Maringá, v. 27, 1994.

MARROU, H. I. Sobre o conhecimento histórico. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PARANÁ, Secretaria do Estado de Educação. Currículo básico para a escola pública do estado do Paraná. Curitiba, 1990.

PRIORI, A. História Regional e Local: métodos e fontes. In: Póti-história. (2). São Paulo: UNESP, 1994.

SANTOS, M. J. V. História antiga e medieval. 20a ed, São Paulo: 1991.

SILVA, M.; ANTONIACCI, M. A. Vivências da Contramão: produção do saber histórico e processo de trabalho na escola de 10 e 20 graus. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 19. 1990.

SOUZA, O. R. História do Brasil. 19 ed. São Paulo: Ática, 1991. 13.

TOMPSON, C. A. Escola e Livro Diddtico de História. In: SILVA, Marcos (org.). Repensando a história. São Paulo: Marco Zero, s/d .




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.1995v1n0p17

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br