Uma análise sobre o ensino de história e o livro didático

Sonia Maria Gazola Pastro, Diná Teresa Contiero

Resumo


Este texto pretende expor algumas considerações acerca do Ensino de História e dos livros didáticos utilizados em sala de aula. Para isso, utilizamos a nossa própria experiência enquanto professoras de 1° e 2° graus.


Palavras-chave


Ensino de história; Livro didático; Indústria cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


ABUD, K. O livro didático e a popularizaçãso do saber histórico. In: SILVA, Marcos (Org). Repensando a história. 2°. ed. São Paulo: Marco Zero, 1984.

CHESNEAUX, J. Hacemos tabla rasa deI pasado? Madrid: Siglo XXI,1977.

FENELON, D. R. A fonnação do profissional de história e a realidade do ensino. Caderno Cedes (8). São Paulo: Cortez, 1985.

PRIORf, A A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura. História e Ensino. Londrina! UEL,n° OI, 1995.

SHARPE, J "A história vista de baixo". In: BURKE, Peter. (Org). A Escrita da História. São Paulo: Edunesp, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.1996v2n0p35

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br