Por que pesquisar-ensinar história sob a perspectiva das relações de gênero?

Andréa Ferreira Delgado

Resumo


Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de história a partir da inserção da categoria "gênero", apresentando alguns pressupostos teóricos e relatando uma experiência didático-pedagógica.

 

 


Palavras-chave


Ensino de história; Gênero; Poder; Cotidiano.

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR et. aI. Brasil Vivo. Petrópolis: Vozes, 1990. v.1

CORALlNA, C. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. Goiânia: UFG, 1987.

CORALlNA, C. Vintém de cobre - meias confissões de Aninha. Goiânia: UFG, 1987.

DELGADO, A.. Cora Coralina: a construção de uma mulhermonumento. Relatório de Pesquisa. Goiânia, 1996. (mimeo.)

DIAS, M. O. Quotidiano e poder em São Paulo no século XIX São Paulo: Brasiliense, 1984

DIAS, M. O. Teoria e método dos estudos feministas: perspectiva histórica e hermenêutica do cotidiano. In: UMA questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.

FOUCAULT, M. EI sujecto y el poder. Revista Mexicana de Sociologia, México, n. 15, 1988.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

HAHNER, J. A mulher no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

MATTOS, M. I. Gênero: questões e influências. História, Portugal, n.18, ano XVIII, mar. 1996.

MESGRAVIS, L. O Brasil nos primeiros séculos. São Paulo: Contexto, 1994.

MOTT, M. L. Submissão e Resistência. A mulher na luta contra a escravidão. São Paulo: Contexto, 1988.

PERROT, M. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

PRIORE, M. A mulher na história do Brasil. São Paulo: Contexto, 1994.

PRIORE, M. Ao Sul do Corpo: condição feminina, maternidade e mentalidades no Brasil Colônia. Rio de janeiro: J.Olympio, 1993.

SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 16, 1990.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.1997v3n0p37

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br