Ensino de história e identidade nacional: desmontando o século dezenove

Jaime Francisco P. Cordeiro

Resumo


Este artigo aborda as maneiras pelas quais se apresenta a idéia da unidade nacional no ensino de História do Brasil e propõe outras formas de se estudar a história política do século dezenove que ofereçam aos alunos a oportunidade de discutir a pertinência daquela suposta unidade.


Palavras-chave


Nação; Identidade; Independência.

Texto completo:

PDF

Referências


ATAíDE, Yara Dulce Bandeira de. As origens do povo do Bom Jesus Conselheiro. Revista USP, São Paulo: USP, n.20, p.88-99, dez. 1993/fev. 1994.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1989.

CORDEIRO, Jaime Francisco Parreira. História e Literatura: relato de uma experiência de leitura da obra de José J. Veiga na escola. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 9.,1993, Campinas. [Anais...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1993.

CUNHA, Euclides da. Os sertões: campanha de Canudos. 23.ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1954.

LEITE, Glacyra Lazzari. Pernambuco 1824: a Confederação do Equador. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 1989.

MENDES JR., Antonio e outros. Brasil História: texto e consulta. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1983. V.2: Império.

MONTEIRO, Duglas Teixeira. Um confronto entre Juazeiro, Canudos e Contestado. In: FAUSTO, Boris (Org.). História Geral da Civilização Brasileira. 4.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990, p.39-92. T.III: O Brasil republicano; V.2: Sociedades e instituições (1889-1930).

PINSKY, Jaime. Nação e ensino de História no Brasil. In: PINSKY, Jaime. (Org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.

REIS, Arthur Cézar Ferreira. A inconfidência baiana. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de (Org.). História Geral da Civilização Brasileira. 4.ed. São Paulo: Difel, 1977. T.I: A época colonial; V.2: Administração, economia, sociedade, p.411-7.

SILVA, Rogério Forastieri da. Colônia e nativismo: a história como biografia da nação. São Paulo, USP, 1981. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 1981.

VARNHAGEN, Francisco Adolfo de. História da Independência do Brasil. 7.ed. São Paulo: Edusp; Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. VESENTINI, Carlos Alberto. Escola e livro didático de História. In:

SILVA, Marcos A. da (Org.). Repensando a História. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. VEYNE, Paul. Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1983.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.1997v3n0p7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br