Cinema e aprendizagem em história

Serlei Maria Fischer Ranzi

Resumo


O artigo aponta as dificuldades surgidas na utilização do cinema em sala de aula no ensino de história, desde a "especificidade da fonte" até a ausência de formação dos professores, e sugere caminhos possíveis para o trabalho com a imagem.


Palavras-chave


Cinema; Imagem; Ensino de história; Formação de professores.

Texto completo:

PDF

Referências


ACUNA, L. G. La capacitacion docente y el uso dei video para la ensenanza de la Historia en la escuela media. In: CLlO & ASSOCIADOS. La historia Ensefiada. Argentina, Centro de Publicaciones Universidad Nacional dei Litoral, n.1 mayo, 1996

CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Org. Domínios da História: ensaios de teoria e e metodologia. Rio de Janeiro, Campus,1997.

JACQUINOT, G. Apprendre des images: du réel "reproduit" au réel "calculé" In: Didactiques Del'Histoire, De La Geográphie, Des Ciences Sociales: Documents: des moyens pour quelles fins? Paris, INRP, 1992. p.71-80

POIRIER, B. Texte filmique et aprentissage en Histoire: le Rebelle, le chagrin e lapitié: réception et traitement par des éleves de Premiere et Troisieme. Paris, INRP, 1993.

POIRIER, B. Document filmique et aprentissage en histoire: enquête sur les repl'ésentations et les pratiques des professeurs des Iycées et des colleges. Paris, INRP, 1995.

POIRIER, B.; SULTAN, J. Faire/voir et savoir: connaissance de I'image image et connaissance. Paris, INRP, 1992.

SALlBA, E. T. A produção do conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica. In: Coletânea Lições Com Cinema, São Paulo, FDE, 1993. P. 87-108

FERRO, M. O filme: uma contra-análise da sociedade? In: HISTÓRIA: novos objetos, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976. p. 199-215.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p25

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br