Construindo conceitos no ensino de história: a captura lógica da realidade social

Maria Auxiliadora Schmidt

Resumo


O artigo procura abordar algumas questões didático-metodológicas referentes ao trabalho com conceitos no ensino de História. Destaca alguns conceitos a serem trabalhados, sugerindo formas de fazê-lo e diferentes recursos didáticos a serem usados na comunicação dos conceitos históricos.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; Conceitos históricos; Ensino de história; Formação de professores.

Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Adalberto Dias de. Novas Metodologias em Educação. Porto: Porto Editora, 1995

FRAISSE, Paul. Psychologie du temps. Paris: Presses Universitaires, 1967

LEDUC, J.; ALVAREZ, Marcos V.; LE PELLE, J. Construire I'histoire. Paris: Bertrand Lacoste, 1994

LE PELLE, Jacqueline; ALVAREZ, Marcos Violette. Enseigner I 'histoire: un metier Qui s'apprend. Paris: Hachette, 1991

MARTINS, José Roberto. História - 7' série. São Paulo: FTD, 1997

MONIOT, Henri. Didactique de I'histoire. Paris: Nathan, 1993

PLUCKROSE, Henry. Ensefíanza de la historia. Madrid: Ediciones Morata, 1993

TREPAT, Cristàfol-a. Procedimientos en historia. Un punto de vista didáctico. Barcelona: Grao Editorial, 1995




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br