Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico

Mônia L. Silvestrin, Ana Gilka D. Carneiro

Resumo


O presente artigo discute algumas possibilidades de utilização das artes plásticas, mais especificamente a pintura como recurso didático para o ensino da história. Enfatizando questões metodológicas, procuramos apresentar alternativas ao já conhecido trabalho com quadros de temática histórica, privilegiando o diálogo com a história e teorias da arte.

 

 

 


Palavras-chave


História; Educação; Artes; Pintura.

Texto completo:

PDF

Referências


COLl, Jorge. O que é arte? São Paulo: Círculo do Livro, 1983.

ELIAS, Norbert. Mozart - sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.

OSTROWER, Faya. A construção do olhar. In: NOVAES, Adauto (org.). O olhar. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

SALlBA, Elias T. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Ed. Contexto,1998.

WOODFORD, Susan. A arte de ver a arte. São Paulo: Círculo do livro, 1983.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p61

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br