Uma memória institucionalizada: os livros escolares e a história-pátria

Paulete Maria Cunha dos Santos

Resumo


O artigo pretende revelar o projeto educacional e social nos livros escolares da Série Fontes, divulgada e amplamente utilizada nas escolas públicas de Santa Catarina, em um momento de revivificação do nacionalismo brasileiro.


Palavras-chave


Série fontes; Pátria(nação); Educação pública.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Hermetes Reis de. A invenção do litoral: reformas urbanas e reajustamento social em Florianópolis na Primeira República. São Paulo, 1989.

BILAC, Olavo, A defesa nacional (discursos). Rio de Janeiro, Liga de Desfesa Nacional, 1917.

CABRAL, Oswaldo Rodrigues. Problemas educacionais de hygiene. Rio de Janeiro, 1929.

CORREIA, Ana Maria Martins Coelho. A Secretaria da Justiça e sua relação com a Educação. Florianópolis: Ed. da UFSC/Arquivo Público do Estado. SC, 1985.

FONTES, Henrique da Silva. Primeiro Livro de Leitura. Série Fontes. Prefácio da primeira edição, em janeiro de 1920.

FONTES, Henrique da Silva. Quarto Livro de Leitura. Série Fontes. Prefácio da primeira edição, em maio de 1930. Florianópolis: Typ. Livraria Moderna, 1930.

FONTES, Henrique da Silva. Segundo Livro de Leitura. Série Fontes. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado, 1935.

KUPKA, Roselane Neckel. Tensões e imagens do viver urbano em Florianópolis -•1910/ 1930. São Paulo, 1993. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

NAGLE, Jorge. A educação na Primeira República. In. FAUSTO, Bóris (org.). O Brasil Republicano. São Paulo: Ditei, 1975. v.1. p. 261-263

OLIVEIRA, Lúcia Lippi. A questão nacional na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1990. p. 23

ORLANDI, Eni Puccinelli (org.). Discurso fundador. Campinas, SP : Pontes, 1993. p.11-25.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 2.ed. rev. e aum. Campinas, SP : Pontes, 1987.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade naçiomàl. São Paulo. Brasiliense, 1985.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br