O ensino da história nos cursos de graduação em educação física

Victor Andrade de Melo

Resumo


Este artigo objetiva, a partir de uma determinada compreensão de formação profissional, argumentar sobre a importância da disciplina "História da Educação Física e do Esporte" nos cursos de graduação em Educação Física. Ao questionar seu atual modelo de ensino, pretende apresentar uma alternativa para potencializar a contribuição da disciplina para os estudantes.


Palavras-chave


Ensino da história; História da educação física e do esporte.

Texto completo:

PDF

Referências


FARIA JÚNIOR, A. G. Professor de Educação Física, licenciado generalista. In: OLIVEIRA, V. M.; FARIA JÚNIOR, A. G. (orgs.). Fundamentos Pedagógicos da Educação Física. Rio de Janei ro: Ao Livro Técnico, 1987.

MELO, V. A. Reflexão sobre a História da Educação Física no Brasil - uma abordagem historiográfica. Movimento, Porto Alegre, ano 111, n. 4, p.41-48, 1996a.

MELO, V. A. Escola Nacional de Educação Física e Desportos: uma possível história. 1996b. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Campinas, Campinas, 1996b.

MELO, V. A. Inezil Penna Marinho: notas biográficas. In: FERREIRA NETO, A. (org.). Pesquisa histórica na Educação Física - 3. Aracruz: FACHA, 1998. p.180-209.

PARK, R. J. Sport History in the 1990's: Prospects and problems. In: SAFRIT, M. J.; ECKERT, H. M. The cutting edge in Physical Education and exercise science research. Champaign: Human Kinetics, 1987.

PINTOR, J. L. M. A criação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil e sua inserção na política do Estado Novo. 1995. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2000v6n0p91

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br