O ensino de história e a história local: experiências de pesquisas desenvolvidas por alunos do ensino médio na cidade de viçosa (MG)

Raquel dos Santos Sousa Lima

Resumo


O objetivo desse artigo é apresentar a experiência da recuperação da história local desenvolvida junto a alunos da segunda série do Ensino Médio do Colégio Universitário de Viçosa. Com o intuito de propiciar aos alunos uma interação entre o conteúdo estudado durante o ano e a realidade à sua volta, desenvolvemos um trabalho em que eles pesquisaram os grupos de imigrantes, os sindicatos, os partidos políticos e os movimentos sociais da cidade. Os trabalhos produzidos por eles resultaram em fotos, registros de depoimentos, gráficos, tabelas, cartazes e filmes, fazendo do ensino de história algo mais interessante e sobretudo significativo, já que puderam compreender melhor a comunidade que os cerca, além de incentivá-los como sujeitos ativos da história e como produtores de conhecimento histórico.


Palavras-chave


Ensino de história; História local; Pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais. ensino médio. Brasília: MEC, 1999. p. 301.

CABRINI, C. et al. O Ensino de Historia Revisao Urgente. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

HUNT, L. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, [19--].

MACHADO, l. A. P. O livro didático e o curriculo de história em transição. Passo Fundo: Ed. Upf, 1999.

NADAI, E. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/25, p. 143-162, set. 1992/ago. 1993.

NIDELCOLFF, M. T. A escola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense, [19--].

NUNES, S. C. Concepções de mundo no ensino de história. Campinas: Papirus, 1996.

PINSKY, J. (Org). O ensino de hitória e a criação do fato. São Paulo: Ed. Contexto, 1994




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2001v7n0p103

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br