Uma experiência de utilização da Revista Virtual de História da Biblioteca Nacional no estudo de tópicos de História do Brasil colonial

Laura Nogueira Oliveira

Resumo


Mostra a experiência de utilização da Revista de História da Biblioteca (RHBN), disponibilizada on-line, com alunos de primeiro ano do ensino médio de uma escola técnica da rede federal de ensino. Discute-se a importância e a pertinência da construção de roteiros de trabalho para atividades discentes, com a utilização da web, descrevendo-se os passos a serem executados pelos estudantes. Apresenta-se também uma possibilidade de utilização do rico acervo da RHBN, disponibilizado na internet, para realização de atividades de ensino em nível de Ensino Médio.

 


Palavras-chave


Revista. Ensino de História. Ensino Médio. Brasil Colonial. RHBN.

Texto completo:

PDF

Referências


CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. Paris: La Fenseé Sauvage, 1991.

Era Virtual Museus. Disponível em: http://www.eravirtual.org/pt/ Acesso em 20 set. 2012. Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em:. Acesso em 20 set. 2012.

Olimpíada Brasileira de História do Brasil. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2012.

Plataforma Lattes. Disponível em:< http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em 20 set. 2012. Revista de História da Biblioteca Nacional. Disponível em: . Acesso em 20 set.2012. S

ILVA, Marcos. Ensino de história e novas tecnologias. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/fevereiro2012/histor ia_artigos/2silva_artigo.pdf Acesso em 20 set.2012




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n2p293

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br