A música como recurso pedagógico: a representação dos bombardeios aéreos da 2ª guerra mundial nas letras de heavy metal

Autores

  • Caroline Loise Dähne Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Jonathan de Oliveira Molar Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p239

Palavras-chave:

Ensino de História, História e Música,

Resumo

Atualmente as discussões que permeiam o uso de recursos pedagógicos no ensino de história têm demonstrado a importância da utilização de músicas nas aulas para que os conceitos espontâneos dos alunos sejam aproveitados na construção de conceitos científicos. O presente trabalho se estrutura a partir da experiência da aplicação de um material didático tendo a música como recurso, cujo tema foi a representação dos bombardeios aéreos da 2ª Guerra mundial nas letras de Heavy Metal, que foi utilizado em um mini-curso destinado a um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio. As respostas dos alunos são o objeto de análise deste artigo que visa perceber se os objetivos iniciais que orientaram a elaboração do material didático e sua aplicação foram alcançados.

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Biografia do Autor

Caroline Loise Dähne, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jonathan de Oliveira Molar, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela UFPR.

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Publicado

2012-11-26

Como Citar

Dähne, C. L., & Molar, J. de O. (2012). A música como recurso pedagógico: a representação dos bombardeios aéreos da 2ª guerra mundial nas letras de heavy metal. História & Ensino, 18(1), 239–257. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p239

Edição

Seção

Laboratório (artigo)