Povos indígenas e ensino de história: subsídios para a abordagem da temática indígena em sala de aula

Autores

  • Edson Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p45

Palavras-chave:

Índio (aborígine, indígena, nativo), Ensino de história, Historiografia.

Resumo

Este artigo discute visões estereotipadas, falta de informações, erros e preconceitos que normalmente acontecem em relação aos índios, e propõe um enfoque alternativo, fontes bibliográficas, e um esboço pedagógico para o ensino de assuntos indígenas em História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em História pela UFPE. Leciona História no Colégio de Aplicação e Prática de Ensino de História junto ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE no CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFPE

Referências

CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO. A violência contra os povos indígenas no Brasil. Brasília: CIMI/CNBB, 1997

FUNAl. Sociedades indígenas e ação do Governo. Brasília, 1996.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Povos indígenas no Brasil: 1961-2000. São Paulo, 2000.

LACERDA, Rosana F. Mais Pedras no Caminho dos Povos Indígenas para os outros 500. In: DlREITOS HUMANOS NO BRASIL 2001.Relatório da Rede Social de Justiça e Diretos Humanos em parceria com Global Exchange. São Paulo, dez. 2001. p.129-141.

MUSEU NACIONAL. Atlas das terras indígenas do nordeste. Rio de Janeiro: Museu Nacional/PETI, 1993.

SANTILLI, Márcio. Os brasileiros e os índios. São Paulo: SENAC, 2000.

SILVA, Edson. Bárbaros, bons selvagens, heróis: imagens de índios no Brasil. CLIO - Revista de Pesquisa Histórica da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, n. 15, p. 53-71, 1994. (Série História do Nordeste n. 15).

SILVA, Edson. Povos indígenas, violência e educação. Cadernos da Extensão, Recife, n. 2, p.111-117, jun .1999.

SILVA, Edson. Resistência indígena nos 500 anos de Colonização. In: BRANDÃO, Silvana.(Org.). Brasil 500 anos: reflexões. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2000, p.99-129.

Downloads

Publicado

2002-06-18

Como Citar

Silva, E. (2002). Povos indígenas e ensino de história: subsídios para a abordagem da temática indígena em sala de aula. História & Ensino, 8, 45–61. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p45

Edição

Seção

Artigos