O ensino de história presente nos parâmetros curriculares do ensino médio (PCNEM): a construção do sujeito adequado

Marco Antonio Neves Soares

Resumo


Este texto busca compreender o desenvolvimento da disciplina histórica, para localizar as fundamentações desta, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Neste sentido, recupera a história do ensino de história, assim como as idéias presentes na reforma de ensino, ora em curso.


Palavras-chave


Ensino de história; Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio; Política educacional.

Texto completo:

PDF

Referências


ARIAS NETO, José Miguel. Entre o nada e o anódino: parâmetros, diretrizes e a reforma da educação nacional. História e Ensino, Londrina, v. 5, p.103-126, 1999,

BERGER FILHO, Ruy Leite. Formação baseada em competências. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DOS PAÍSES DO MERCOSUL, 5.,1998, Pelotas. Anais... Pelotas: MEC;SEMTEC;ETFPEL, 1998.

BITTENCOURT, Circe. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História, v. 13, set.92/ago.93, p. 193-221.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

CARVALHO, José Murilo. A formação das almas. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.

FONSECA, Selva. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 1993.

GADAMER, Hans-Georg. A Razão na Época da Ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História, v. 13, set.92/ago.93, p.143-162.

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SCHAFF, Adam. A Sociedade Informática. São Paulo: Brasiliense, 1990.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p29

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br