O ensino de história presente nos parâmetros curriculares do ensino médio (PCNEM): a construção do sujeito adequado

Autores

  • Marco Antonio Neves Soares Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p29

Palavras-chave:

Ensino de história, Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, Política educacional.

Resumo

Este texto busca compreender o desenvolvimento da disciplina histórica, para localizar as fundamentações desta, presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Neste sentido, recupera a história do ensino de história, assim como as idéias presentes na reforma de ensino, ora em curso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marco Antonio Neves Soares, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em História, professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina - UEL

Referências

ARIAS NETO, José Miguel. Entre o nada e o anódino: parâmetros, diretrizes e a reforma da educação nacional. História e Ensino, Londrina, v. 5, p.103-126, 1999,

BERGER FILHO, Ruy Leite. Formação baseada em competências. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DOS PAÍSES DO MERCOSUL, 5.,1998, Pelotas. Anais... Pelotas: MEC;SEMTEC;ETFPEL, 1998.

BITTENCOURT, Circe. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História, v. 13, set.92/ago.93, p. 193-221.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

CARVALHO, José Murilo. A formação das almas. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.

FONSECA, Selva. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 1993.

GADAMER, Hans-Georg. A Razão na Época da Ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História, v. 13, set.92/ago.93, p.143-162.

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SCHAFF, Adam. A Sociedade Informática. São Paulo: Brasiliense, 1990.

Downloads

Publicado

2002-06-18

Como Citar

Soares, M. A. N. (2002). O ensino de história presente nos parâmetros curriculares do ensino médio (PCNEM): a construção do sujeito adequado. História & Ensino, 8, 29–44. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p29

Edição

Seção

Artigos