Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens

Autores

  • Teresa Jussara Luporini Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p195

Palavras-chave:

Memória escolar, Imagens fotográficas, Ensino de história, Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada durante três anos numa escola pública, que se destinou a analisar as mudanças ocorridas na postura pedagógica de professoras de 1º e 2º graus, em função de sua atuação em projeto de resgate de memória na escola onde atuam.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Teresa Jussara Luporini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG-PR

Referências

ABUD, K. M. O livro didático e a historiografia. In: SEMINÁRIO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, 1988, São Paulo. Anais ... São Paulo: Usp, 1988. p. 202-209

BOURDÉ, G.; MARTIN, H. As escolas históricas. Lisboa: Publicações Europa/América, 1983.

BORGES, V. P. O que é História. São Paulo: Brasiliense, 1988.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1990

FENELON, D. R. Pesquisa em História: perspectiva c abordagens. In: FAZENDA, L (org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989. p. 119-136.

GATTI, B. et aI. Algumas considerações sobre treinamento de pessoal de ensino. Cadernos de Pesquisa, n. 4, out. 1972.

HELLER, A. Historia y vida cotidiana: aportación a la sociología socialista. Barcelona: Grijalbo, 1972.

HELLER, A. Historia y vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.

LEITE, M. L. M. A imagem através das palavras. Ciência e Cultura, v. 38, n. 9, 1986

LEITE, M. L. M. Fotografia e história. Ciência Hoje, n. 7, v. 39, 1988

LUPORINI, T. J. Escola Estadual Senador Correia: pioneira da instrução pública em Ponta Grossa. Ponta Grossa: Planeta, 1987.

LUPORINI, T. J. Cidalia Rebelo Gomes: uma educadora na Ilha dos Valadares. Curitiha: Lítero-Técnica, 1992.

LUPORINI, T. J. Compreendendo e pesquisando história: uma experiência com alunos de 8ª série. 1989. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989.

MARSON, A. Reflexões sobre procedimento histórico. In: SILVA M. A. Repensando a história. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1984. p. 37-64.

MEDIANO, Z. A formação em serviço do professor a partir da pesquisa e da prática. Tecnologia Educacional, v. 21, p. 31-37, maio/jun. 1993.

NAPOLITANO, M. Fotografia como documento histórico. Caderno de História. Ensino e Metodologia, Curitiba, n. 2, 1997.

PINSKI, J. O ensino da História e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 1988.

PEDROSO, M. L. O. A princesa das crianças. Ponta Grossa: Kugler, 1989.

PINTO, E.; GONÇALVES, M. A. Ponta Grossa: um século de vida (1822-1922). Ponta Grossa: Kugler, [1983].

SIVIERI, A. et aI. A pesquisa no 1 º e 2º graus. In: SEMINÁRIO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, 1988, São Paulo. Anais ... São Paulo: Usp, 1988. p. 439-444.
TUCCI, U. Calendário. In: MEMÓRIA-HISTÓRIA. Porto, Pt: Enciclopédia Einaudi, 1984. v. 1.

VIEIRA, M. P. et. aI. A pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1991.

ZANLOCHI, T. S. Ensino e pesquisa: um projeto experimental. In: In: SEMINÁRIO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA. SÃO PAULO, 1988, São Paulo. Anais ... São Paulo: Usp, 1988. p. 392-399.

Downloads

Publicado

2002-06-05

Como Citar

Luporini, T. J. (2002). Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens. História & Ensino, 8, 195–213. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p195

Edição

Seção

Artigos