Uma análise sobre o ensino de história e o livro didático

Sonia Maria Gazola Pastro, Diná Teresa Contiero

Resumo


Este texto pretende expor algumas considerações acerca do Ensino de História e dos livros didáticos utilizados em sala de aula. Para isso, utilizamos a nossa própria experiência enquanto professoras de 1º e 2º graus.


Palavras-chave


Ensino de história; Livro didático; Indústria cultural.

Texto completo:

PDF

Referências


ABUD, K. M. O livro didático e a popularização do saber histórico. In: SILVA, M. (Org). Repensando a história.2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Marco Zero; 1984.

CHESNEAUX, J. Hacemos tabla rasa dei pasado? Madrid: Siglo XXI, 1977.

FENELON, D. R. A formação do profissional de história e a realidade do ensino. Caderno Cedes, São Paulo, n. 8, 1985.

PRIORI, A. A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura. História & Ensino, Londrina, v. 1, p. 17-22, 1995.

SHARPE, J. A história vista de baixo. In: BURKE, P. (Org.). A Escrita da História. São Paulo: Edunesp, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2002v8n0p59

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br