O trabalho histórico na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p223

Palavras-chave:

Ensino de história, Didática, História local, Formação de professores.

Resumo

Qual o lugar e o significado da pesquisa na formação do professor? Que sentido e utilidade tem a pesquisa na prática cotidiana do professor de História? Este texto apresenta reflexões sobre estas temáticas, relatando resultados parciais de pesquisas, cujo objetivo geral é recuperar o processo de construção do método de ensino de História, a partir do diálogo entre a Didática Geral (Develay, 1999; André, 1995) e a Didática Específica da História (Prats, 2001; Moniot, 1993; Bergman, 1990 e Rusen, 1987). Estes resultados enfocam alguns elementos dos estudos realizados no âmbito da pesquisa bibliográfica, o que permitiu apontar indícios de como a temática é vista pela literatura destinada à formação de professores; e na perspectiva do trabalho de campo, o que produziu subsídios para reflexões acerca da prática cotidiana do professor de História, concretizado no projeto Recriando Histórias, o qual vem sendo desenvolvido pelas pesquisadoras em escolas da região metropolitana de Curitiba, desde 1997. Para já, os resultados permitem reafirmar o pressuposto de que, transmitir conteúdos e assumir a perspectiva da investigação não são alternativas excludentes.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Professora e pesquisadora do PPGE em Educação da UFPR. Bolsista CNPq. Projeto financiado pelo CNPq e Fundação Araucária (Endnotes)

Tânia Braga Garcia, Universidade Federal do Paraná

Professora e pesquisadora do PPGE em Educação da UFPR. Bolsista CNPq. Projeto financiado pelo CNPq e Fundação Araucária (Endnotes)

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Publicado

2003-05-29

Como Citar

Schmidt, M. A., & Garcia, T. B. (2003). O trabalho histórico na sala de aula. História & Ensino, 9, 223–242. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p223

Edição

Seção

Artigos