“Aprendi a Pensar que Música Também é História” A Canção Vai à Escola: Perspectivas da Educação Histórica

Luciano de Azambuja, Maria Auxiliadora Schmidt

Resumo


Apresenta os resultados de uma pesquisa junto à jovens alunos do Ensino Médio de uma escola de Curitiba (Paraná). A partir da Educação Histórica como campo de investigação, vê as protonarrativas destes alunos quanto à questão da música na sua articulação coma a História. Mais precisamente sobre a música como fonte documental e sua utilização na construção do aprendizado histórico.

Palavras-chave


Ensino de História; Estágio; Ensino Médio

Texto completo:

PDF

Referências


AZAMBUJA. L. Leitura, Canção e História: Mundo Livre s/a contra o Império do Mal. Florianópolis: Dissertação (Mestrado em Literatura). Programa de PósGraduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

BARCA, I. Os jovens portugueses: ideias em História. In: Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação. Dossiê Juventude e Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. v.22, n.2 Florianópolis: Editora da UFSC, 2004.

CAMACHO, L. M. Y. A invisibilidade da juventude na vida escolar. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação. Dossiê Juventude e Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. v.22, n.2 Florianópolis: Ed. UFSC, 2004.

DUBET, F.; MARTUCCELLI, D. La experiencia liceísta. In: En la escuela. Sociologia de la experiencia escolar. Buenos Aires: Losada, 1997.

NAPOLITANO, M. História & Música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NAPOLITANO, M. Aquarela do Brasil. In: NETROVSKI, A. (Org.). Lendo música: 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

RÜSEN, J. Razão Histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Trad. de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

RÜSEN, J. Reconstrução do Passado. Teoria da história II: os princípios da pesquisa histórica. Trad. Asta-Rose Alcaide. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2007.

SCHMIDT, M. A.; BARCA, I. (Org.). Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p89

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br