Laboratório de ensino de história: desafios de repensar a formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p153

Palavras-chave:

Extensão, Formação de professores, Ensino de história, Laboratório de ensino.

Resumo

O programa Laboratório de Ensino de História constitui-se em um conjunto de ações que envolvem pesquisa, extensão e ensino, tendo como objetivo proporcionar formação continuada para professores do ensino fundamental e professores da área de História dos ensinos fundamental e médio. A proposição deste programa de extensão ancora-se na idéia de reinvenção das ações extensionistas, não haveria nesse entendimento uma atividade de extensão isolada, mas ações extensionistas das atividades de ensino e pesquisa. Entendemos que formação continuada não se constrói por acumulação de informações, cursos, técnicas, em cursos rápidos de capacitação ou reciclagem mas pela aprendizagem realizada no cotidiano profissional, onde o profissional consegue rever seu trabalho em sala de aula através do exercício de refletir sobre sua prática.. É nessa perspectiva que pensamos o programa do Laboratório de Ensino de História, trabalhando em parceria com os professores, partilhando saberes, construindo, a partir das experiências e pesquisas de cada um, novos saberes, desencadeando o processo de apropriação de conhecimentos, cotidiana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco C. Ferraz, Universidade Estadual de Londrina

Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino e do Laboratório de Ensino de História/UEL

Gilmar Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino e do Laboratório de Ensino de História/UEL

Marlene Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino e do Laboratório de Ensino de História/UEL

William Reis Meirelles, Universidade Estadual de Londrina

Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino e do Laboratório de Ensino de História/UEL

Referências

CHAUÍ, M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.

CHAUÍ, M. Formação de Professores, práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

FORQUIN, J. C. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GIOVANI, L. M. Do professor informante ao professor parceiro: reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola. Caderno Cedes, ano 19, n. 44, abr. 1998.

GOERGEN, P.; SAVIANI, D. (Org.). Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. Campinas: Editores Associados, 2002.

LUPORINI, T. J. Formação contínua e ensino de História: uma possibilidade de utilização de imagens. História & Ensino, Londrina, v. 4, p. , 35-52, 1998.

MORAES, R. C. C. Universidade hoje -Ensino, pesquisa, extensão. Educação e Sociedade, v. 19, n. 63, ago. 1998.

REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Org.). Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. Campinas: Editores Associados, 2002.

SANTOS, B. S. Plano Nacional de Extensão Universitária -Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, Ilhéus: Editus, 2001. (Coleção Extensão Universitária, v.1).

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2005-05-07

Como Citar

Ferraz, F. C., Arruda, G., Cainelli, M., & Meirelles, W. R. (2005). Laboratório de ensino de história: desafios de repensar a formação continuada de professores. História & Ensino, 11, 153–158. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p153

Edição

Seção

Artigos