Avaliação e novas perspectivas de aprendizagem em história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p143

Palavras-chave:

Planejamento, Avaliação, Metodologias do ensino de história e aprendizagem em história.

Resumo

Pretende-se discutir neste artigo os tipos de avaliação para a disciplina de História do Ensino Fundamental e Médio. A avaliação é entendida como parte do processo, em que os alunos construem seu próprio conhecimento histórico, a partir de procedimentos desenvolvidos pelo professor em sala de aula. Ponto que também merecerá atenção é o significado do planejamento para que uma avaliação comprometida com a aprendizagem se realize.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marisa Noda, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em História Social pela Universidade Estadual de Maringá. Professora de História do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná, Professora da Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho. 

Referências

ARENDT, H. Entre o Passado e o futuro. São Paulo: Perspectivas. 1972.

CARDOSO, O. P. Representações dos professores sobre saber histórico escolar. História & Ensino, Londrina, v. 10, p. 53-63, 2004.

FONSECA, S. G. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.

MONTEIRO, M. C. Didáctica da História teorização e prática: algumas reflexões. Lisboa: Plátano, 2001.

PROENÇA, M. C. Didáctica da História. Braga: Universidade do Minho,1992.

SCHMIDT, M. A.; GARCIA, T. B. O trabalho histórico em sala de aula. História & Ensino, Londrina, v.9, p. 223-241, 2003.

SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

Downloads

Publicado

2005-05-07

Como Citar

Noda, M. (2005). Avaliação e novas perspectivas de aprendizagem em história. História & Ensino, 11, 143–152. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p143

Edição

Seção

Artigos