O trabalho como fundamento para a transformação da concepção de tempo formada a partir do livro didático de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p115

Palavras-chave:

Ensino de história, Livro didático, Tempo histórico, Trabalho.

Resumo

Neste artigo o objetivo central é apresentar uma proposta para o Ensino de História que considere as relações sócio-históricas efetivas durante o processo de ensino-aprendizagem da História. A partir do pressuposto defendido, os conteúdos escolares contidos no livro didático, dentre eles o tempo, precisam considerar as características sócio-históricas das sociedades estudadas. Para que isto ocorra, o trabalho e o tempo histórico precisam estar caracterizados como eixos, pelos quais a análise histórica deve ocorrer.

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Biografia do Autor

Simone Varela, Centro Universitário Filadélfia

Licenciada em Pedagogia e História; Mestre em Educação. Docente da Unifil e do instituto Superior de Educação Mãe de Deus. Londrina-PR

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Publicado

2005-05-07

Como Citar

Varela, S. (2005). O trabalho como fundamento para a transformação da concepção de tempo formada a partir do livro didático de história. História & Ensino, 11, 115–131. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p115

Edição

Seção

Artigos