O que fomos, o que somos e o que queremos ser: uma reflexão sobre a docência

Sandra Regina Ferreira de Oliveira

Resumo


Partindo do pressuposto de que se vive uma situação de crise e incertezas quanto a nossa profissão, este artigo objetiva suscitar reflexões sobre ser professor no século XXI. Para alcançar a meta exposta fez-se uma breve retrospectiva sobre alguns autores que, no decorrer da segunda metade do século XX, trouxeram contribuições para pensar a ação docente. A partir destas referências, teceu-se uma análise sobre esta crise, focando as especificidades da ação docente no contexto da cultura da escola. A questão que permeia toda a discussão aqui apresentada é: quais as diferenças significativas entre o que fomos, o que somos e o que queremos ser enquanto professores?


Palavras-chave


Ensino de história; Formação e prática de professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2005v11n0p63

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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