O estudo da guerra em história militar segundo os futuros líderes das forças armadas brasileiras

Tania Regina Pires de Godoy

Resumo


O presente trabalho apresenta parte dos resultados da pesquisa de campo acerca do ensino de História Militar ministrado nas três Escolas de formação de oficiais brasileiros, mostrando como seus alunos compreendem a importância do estudo da guerra em História Militar efetivado em sua formação e a percepção de seu preparo para o exercício profissional militar.


Palavras-chave


Ensino de história militar; Instituições militares brasileiras; Identidade militar brasileira.

Texto completo:

PDF

Referências


BASSO, I. S. As concepções de história como mediadora da prática pedagógica de história. In: DAVIES, N. (org.). Para além dos conteúdos no ensino de história. Niterói: EDUFF, 2000. p. 45-59.

BLOCH, M. I. B. Apologia da história ou o ofício do historiador Pref. Jacques Le Gof. Tradução de André Telles. Rio deJaneiro: Jorge Zahar, 2001.

CASTRO, C. O espírito militar. Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

CLAUSEWITZ, Carl Von. Da Guerra, Prefácio de Anatole Rapaport. Trad. Maria Ramos. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

HUNTINGTON, S. O soldado e o estado: teoria e política das relações entre civis e militares. Trad. José L. Dantas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1996 (Coleção General Benício, v.317)

LEIRNER, P. C. O sistema da guerra: uma leitura antropológica do exército moderno. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

LUDKE, M.; ANDRÉ, A. M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MANN, P. Pessoas como fonte de dados. In: MANN, P. Métodos de investigação Sociológica. Trad. Octávio Velho. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970p. 89-107.

WEIGLEY, R. E. (org.). Introdução. In: Novas Dimensões da História Militar. Trad. Octávio A. Velho. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1981 [1975]. v. 1., p. 13-42.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p203

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br