História e cinema: luz, câmera, transposição didática

Autores

  • Liz de Oliveira Motta Ferraz Faculdades Jorge Amado
  • Vanessa R. S. Cavalcanti Faculdades Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p157

Palavras-chave:

História, Ensino, Imagem, Transposição didática, Cinema.

Resumo

Este artigo propõe abordar as novas perspectivas que o professor utiliza no ensino de História, tendo como ferramentas novas metodologias e linguagens. Em particular, a linguagem do cinema através da utilização de filmes comerciais na sala de aula como apoio no processo ensino-aprendizagem, suas vantagens e cuidados na sua utilização, enfatizando o papel do professor como mediador entre película e alunos, através da sua transposição didática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liz de Oliveira Motta Ferraz, Faculdades Jorge Amado

Acadêmica do Curso do 4° semestre do curso de Licenciatura em História das Faculdades Jorge Amado (BA)

Vanessa R. S. Cavalcanti, Faculdades Jorge Amado

Professora de História Linguagens e Tecnologias e de História Contemporânea II das Faculdades Jorge Amado (BA)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. PCN'S: Parâmetros Curriculares Nacionais – 5ª a 8ª séries - História. Brasília: MEC, 1988.

CARDOSO, C. F.; VIAUAD, A. M.. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, Honaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de janeiro: Campus, 1997.

FERRO, M. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizagens, 2. ed. Campinas: Papirus, 2003.

MENESES, U. B. F. Fontes Visuais, cultura visual, história visual: Balanço provisório. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 45, 2003.

NADAI, E. O ensino de História no Brasil: e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 25/26, p. 143-162.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

SALIM, E. T. Experiências e representações sociais: reflexos sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula, 9.ed. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

2006-04-26

Como Citar

Ferraz, L. de O. M., & Cavalcanti, V. R. S. (2006). História e cinema: luz, câmera, transposição didática. História & Ensino, 12, 157–168. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p157

Edição

Seção

Artigos