A historiografia escolar na comissão nacional do livro didático: pareceres de Jonathas Serrano (1938/1941)

Autores

  • Itamar Freitas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p141

Palavras-chave:

Livro didático, Comissão nacional do livro didático, Ensino de história, Historiografia escolar, Jonathas Serrano, Ensino secundário.

Resumo

Este artigo examina rotinas da Comissão Nacional do Livro Didático (1941), buscando respostas para questões bastante recorrentes na pesquisa sobre a história do ensino de história no Brasil: o que é ser didático? Quais os traços dominantes na produção da historiografia destinada à comunidade escolar? Quais os critérios utilizados na avaliação do livro do aluno na administração do Ministro Gustavo Capanema? O objeto de análise são os pareceres do professor e historiador Jonathas Serrano (1885/1944) - catedrático do Colégio Pedro II e da Escola Normal do Distrito Federal e sócio do IHGB -, elaborados no primeiro ano de vigência da referida Comissão.

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Biografia do Autor

Itamar Freitas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em História da Educação (PUC/SP). Professor de Historiografia brasileira e teoria da história na Universidade Federal do Sergipe (UFS)

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Publicado

2006-04-26

Como Citar

Freitas, I. (2006). A historiografia escolar na comissão nacional do livro didático: pareceres de Jonathas Serrano (1938/1941). História & Ensino, 12, 141–155. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p141

Edição

Seção

Artigos