Consciência histórica, ensino de história e a educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p113

Palavras-chave:

Consciência histórica, Educação ambiental, Ensino de história, Consciência sócio-histórico-ambiental.

Resumo

O Objetivo desse artigo é, apenas, sugerir as possibilidades de ampliação do conceito de "consciência história", de Reussen, para uma "consciência histórico-ambiental" ou "consciência sócio-histórico-ambiental".

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilmar Arruda, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em História. Professor da  Universidade Estadual de Londrina.

Referências

HOBSBAWN, E. O breve século XX: 1914-1999. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

HOBSBAWM, E. Sobre a história. São Paulo: Cia das Letras: 1998,

MAGNOLl, D. O corpo da pátria: imaginação geográfica extema ¬ 1808-1912. São Paulo Edunesp/Ed. Moderna, 1997.

MARENA, N. Raiz de peroba na história de Londrina.Folha de Londrina, Londrina, ano 58, n. 16.861, 7 fev. 2006. Folha 02, Seçào - Carta do leitor.

PILON, T. A história do Consórcio do Rio Tibagi (COPATI): movimentos ambietalistas, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável (1989-2005). Londrina, 2005. Mimeo

RUSEN, J. Razão Histórica: teoria da história:fundamentos da ciência histórica. Brasília: UNB, 2001.

TAMAIO, l. Oprofessor na construção do conceito de natureza: uma referência de educação ambiental. São Paulo: Anna Blume, 2002.

TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: rede de saberes. São Paulo: Anna Blume, 2004.

Downloads

Publicado

2006-04-26

Como Citar

Arruda, G. (2006). Consciência histórica, ensino de história e a educação ambiental. História & Ensino, 12, 113–122. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p113

Edição

Seção

Artigos