Contar a vida, pensar a história: experiências na utilização das fontes orais no ensino da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p83

Palavras-chave:

História, Memória, Fontes orais, Ensino.

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre os depoimentos orais como fontes para o estudo e o ensino da história e mostrar experiências de trabalho com fontes orais no ensino fundamental e no superior. Metodologicamente, abordamos a incorporação, ao ofício do historiador, das fontes orais como documentos e, consequentemente, o que podemos esperar deste tipo de fonte. Discutimos sobre a incorporação das fontes orais ao ensino de história em todos os graus de ensino e apresentamos exemplos de experiências de aplicação das fontes orais em sala de aula.

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Biografia do Autor

Cleusa Maria Gomes Graebin, Centro Universitário La Salle

Doutora em História, Professora do Curso de História do Centro Universitário La Salle, Canoas, RS

Rejane Silva Penna, Centro Universitário La Salle

Doutora em História, Professora do Curso de História do Centro Universitário La Salle, Canoas, RS

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Publicado

2006-04-26

Como Citar

Graebin, C. M. G., & Penna, R. S. (2006). Contar a vida, pensar a história: experiências na utilização das fontes orais no ensino da história. História & Ensino, 12, 83–100. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p83

Edição

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Artigos