Biografia e desempenho do docente: como melhorar a qualidade do ensino de história?

Bruno Bezerra Cavalcanti Godoi

Resumo


Como melhorar a qualidade das escolas? Esse artigo procura mostrar a relação entre características pessoais e ação docente, com base em uma entrevista com um professor de História da rede pública e no exame da bibliografia recente sobre o tema. Com base nessa constatação, sugerem-se alterações na formação de professores com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino.


Palavras-chave


Professor; Prática docente; Metodologia de ensino.

Texto completo:

PDF

Referências


AZANHA, J. M. P. Uma reflexão sobre a Didática. Educação: alguns escritos. São Paulo Companhia Editora Nacional, 1987.

BRASIL. INEP. Gasto em Educação. Disponível em http:/www.inep.gov.br. Acesso em: 19 de out. 2005.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental de História. Brasília: MEC, 1998. 108 p.

KNOWLES, J. G. Models for Understanding Pre-Service and Beginning Teacher's Biographies: Illustration from Case Studies. In: NEUMANN, A.; PETERSON, P. Learning from our Lives: Women, Research and Autobiography in Education. New York: Teachers College Press, 1997. p 99-152.

NÓVOA, A. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, A. (org.). Fidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editorial, 1995. p 11-61.

CHWARTZMAN, S. Brazil: Opportunity and Crisis in Higher Education. Higher Education, n. 1, p 1-50, 1988.

TOMPSON, P. A Voz do passaodo: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br