As narrativas históricas escolares e suas matrizes de referência

Autores

  • André Victor Cavalcanti Seal da Cunha Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p49

Palavras-chave:

Ensino de história, Narrativas históricas escolares, Transposição didática.

Resumo

Neste artigo busca-se analisar a estrutura discursiva das narrativas para identificar as matrizes historiográficas que servem de referência na sua transposição didática. A investigação teve como campo os ciclos finais do ensino fundamental (3° e 4° Ciclos) de quatro escolas da rede citada. Elegemos como sujeitos cinco (5) professores, lodos graduados em licenciatura plena em História. Para a coleta dos dados, utilizamos entrevistas (iniciais, durante as observações de sala, e finais) e observações em sala, ambas áudio-gravadas e convertidas em peças protocolares, constituindo nosso corpo documental. Diversas matrizes historiográficas participaram das (re)invenções, apresentando-se muitas vezes em estruturas mistas. Não obstante, percebe-se uma preponderância do Marxismo. Percebemos que o repertório de saberes históricos escolares formados na graduação e nos anos iniciais da profissionalização representou um núcleo duro da transposição didática interna.

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Biografia do Autor

André Victor Cavalcanti Seal da Cunha, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela UFPE. Professor de Prática de Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2006-04-26

Como Citar

Cunha, A. V. C. S. da. (2006). As narrativas históricas escolares e suas matrizes de referência. História & Ensino, 12, 49–66. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p49

Edição

Seção

Artigos