Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p71

Palavras-chave:

conhecimento científico, teoria da história, historicidade.

Resumo

Nesse artigo temos por objetivo refletir sobre alguns aspectos teóricos da produção do conhecimento científico, seus desdobramentos na produção do conhecimento e do saber histórico e a indicação de algumas preposições pertinentes à construção do conceito de historicidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Bauer, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Nove de Julho, PPGE/Uninove.

Professor de Teoria da História e História da Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Nove de Julho, PPGE/Uninove.

Referências

BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

BUNGE, Mario. La ciencia, su método y su filosofia. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1970. CARR, E. D. Que é história? São Paulo: Paz e Terra, 1982.

COLLINGWOOD, R. G. A ideia de história. Lisboa: Presença, 1965.

KEDROV, M.B. & SPIRKIN, A. La ciencia. México, México: Ed. Grijalbo, 1966.

MARICHAL, Robert. La critique des textes. In: SAMARAN, C. L'histoire et ses méthodes. Paris, Gallimard, 1961.

MORA. J. F. Dicionário de filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1978.

LE GOFF, J. Enciclopédia Einaudi. Porto: Imprensa Nacional & Casa da Moeda, 1997. V. 1. Memória - História. Verbete História.

SCHAFF, A. História e verdade. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

VEYNE, P. Como se escreve a História. Lisboa: Edições 70, 1971.

Downloads

Publicado

2012-11-26

Como Citar

Bauer, C. (2012). Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade. História & Ensino, 18(1), 71–87. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p71

Edição

Seção

Artigos