O ensino para educação das relações étnico-raciais: um olhar para o cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p215

Palavras-chave:

Educação, Relações étnico-raciais, Currículo, Ensino de história.

Resumo

Abrindo caminho para o estabelecimento de um amplo debate em nível nacional sobre as questões referentes à situação do negro e do afro-descendente na sociedade brasileira foi sancionado pelo Governo Federal a Lei 10.639/2003 que altera a LDB 9694/96. Neste sentido, proponho a discussão das diversas identidades dos educandos e educandas da Educação infantil ao Ensino Médio desde a introjeção de valores considerados negativos, alimentado no dia-a-dia por processos sociais, até a consolidação de uma identidade afrocentrada, valorizando também a inclusão das raízes européias e indígenas. Desta forma, este trabalho possibilita uma reflexão sobre o ensino da educação étnico-raciais nos diversos níveis de ensino, em diferentes componentes curriculares e especialmente na disciplina de História.

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Biografia do Autor

Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela UFPE. Doutoranda em Educação – UFPE – Assessora de História da Pref. de Jaboatão dos Guararapes. Professora da Faculdade de Timbaúba – FAEST-PE

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Publicado

2007-04-18

Como Citar

Amorim, R. M. de. (2007). O ensino para educação das relações étnico-raciais: um olhar para o cotidiano escolar. História & Ensino, 13, 215–228. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p215

Edição

Seção

Artigos