O ensino para educação das relações étnico-raciais: um olhar para o cotidiano escolar

Roseane Maria de Amorim

Resumo


Abrindo caminho para o estabelecimento de um amplo debate em nível nacional sobre as questões referentes à situação do negro e do afro-descendente na sociedade brasileira foi sancionado pelo Governo Federal a Lei 10.639/2003 que altera a LDB 9694/96. Neste sentido, proponho a discussão das diversas identidades dos educandos e educandas da Educação infantil ao Ensino Médio desde a introjeção de valores considerados negativos, alimentado no dia-a-dia por processos sociais, até a consolidação de uma identidade afrocentrada, valorizando também a inclusão das raízes européias e indígenas. Desta forma, este trabalho possibilita uma reflexão sobre o ensino da educação étnico-raciais nos diversos níveis de ensino, em diferentes componentes curriculares e especialmente na disciplina de História.


Palavras-chave


Educação; Relações étnico-raciais; Currículo; Ensino de história.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p215

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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