Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p107

Palavras-chave:

História local, História regional, Ensino de história.

Resumo

Este artigo pauta-se em pesquisa que buscou como os professores de História do Ensino Médio trabalham com seus alunos as problemáticas regionais e locais. Fundamentamo-nos nas prescrições da Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina e nos Planos Curriculares Nacionais - PCNS para o ensino de História, as quais defendem a necessidade de ensinar História Local e Regional. A metodologia que utilizamos para coleta de dados foi baseada nos procedimentos da História Oral, trabalhamos com depoimentos de professores de História. As experiências realizadas com o ensino de História regional e local no município de Chapecó na interpretação dos professores demonstra que os trabalhos realizados nas escolas enfocando o local e o regional conseguem instigar a curiosidade dos alunos e levá-los a questionamentos sobre seu papel no contexto histórico em que vivem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elison Antonio Paim, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação pela Unicamp. Professor do curso de História e Coordenador do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina – CEOM-UNICHAPECÓ

Vanessa Picolli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC – Florianópolis

Referências

AMADO, J. História e região: reconhecendo e construindo espaços. In: SILVA, M. A. República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de Histórla:fundamentas e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.

DIEH, A. A. Do método hitórico. 2. ed. Passo Fundo: UPF - Universidade de Passo Fundo, 2001.

CAIMI, F. E. Conversas e controvérsias: oensino de história na Brasil (1980 - 1998). Passo Fundo Editora da UPF, 2001.

CASTRO, I. E.; CORREIA, R. L.; GOMES, P. C. C. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

CÉRRI, L. F. Regionalismo e Ensino de História. In: BITENCOURT, C. M. (Org.). Anais do 2. Encontro Perspectivas do Ensino de História. São Paulo: FEUSP, 1996.

CRUZ, M. A. Oensino de História no contexto das transições paradigmáticas da História da Educação. In: NIKITIUKI, S. (Org.). Repensando oEnsino de História. São Paulo: Cortez, 1996, p.67- 92.

FlORES, M. B. R.; SERPA, E. C. A Hermenêutica do vazio: fronteira, região e brasilinidade na viagem elo governador ao Oeste de Santa Catarina. In: Projeto História 18 - Espaço e Cultura. São Paulo: Educ, 1999.

HAESBAERT, R.. Rio Grande do Sul: latifúndio e identidade regional. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

FONSECA. S. G. Caminhos da História Ensinada. 2. ed. São Paulo: Papiros, 1994.

HUNT, L. A nova história cultura. São Paulo: Martins Fontes. 1995

LE GOFE, J. História e Memória. 2. ed. Campinas: Inslituto de Estudos ela Linguagem. 1992

MACHADO, l. A. P. O currículo de história. In: DIElIL, A. A. (org). O livro didático e o ocurrículo de história em transição. Passo Fundo: EDIUPF, 1999, p. 214.

MANIQUE, A. P.; PROENÇA, M.a C. Didáctica da história: patrimônio cbistória E local. Lisboa: Texto, 1994.

MARCON, T. História Regional: uma experiência em construção In: ZARTH, P. A. (Coord.). Anais do lV encontro de cientistas sociais sobre a problemática regional aportes para o futuro. Ijui: Unijuí, 1996. v. 1.

MARTINS, P. H. O nordeste e a questão regional: os equívocos do debate. In: SILVA, M. A. República em migalhas: história regional e local. São Paulo: Marco Zero, 1990.

MATTOSO, J. Ahistória regional e local. In: MATTOSO, J. A escrita da história. Lisboa: Editorial Estapa, 1988.

OLIVEIRA, C. Dicionário Cartográfico. 2.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1983.

PAIM, E. A. Fala professor(a): o ensino de história em Chapecó (1970-1990). Chapecó: Grifas, 1997.

THOMPSON, E. P. O Termo Ausente: experiência. In: A Miséria da teoira. Reio de janeiro: Zahar, 1981.

Downloads

Publicado

2007-04-18

Como Citar

Paim, E. A., & Picolli, V. (2007). Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios. História & Ensino, 13, 107–126. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p107

Edição

Seção

Artigos