Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios

Elison Antonio Paim, Vanessa Picolli

Resumo


Este artigo pauta-se em pesquisa que buscou como os professores de História do Ensino Médio trabalham com seus alunos as problemáticas regionais e locais. Fundamentamo-nos nas prescrições da Proposta Curricular da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina e nos Planos Curriculares Nacionais - PCNS para o ensino de História, as quais defendem a necessidade de ensinar História Local e Regional. A metodologia que utilizamos para coleta de dados foi baseada nos procedimentos da História Oral, trabalhamos com depoimentos de professores de História. As experiências realizadas com o ensino de História regional e local no município de Chapecó na interpretação dos professores demonstra que os trabalhos realizados nas escolas enfocando o local e o regional conseguem instigar a curiosidade dos alunos e levá-los a questionamentos sobre seu papel no contexto histórico em que vivem.


Palavras-chave


História local; História regional; Ensino de história.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p107

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Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
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