O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história

Autores

  • Débora El-Jaick Andrade Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p91

Palavras-chave:

Lúdico, Jogos, Ensino de história, Estratégias de aprendizado.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o papel do jogo no aprendizado de História apresentando como exemplo atividades e experiências realizadas na rede pública do ensino fundamental no Rio de Janeiro entre os anos de 2001 e 2007. Analisa as características do jogo, simultaneamente lúdico e sério, que propiciam resultados positivos ao estimular os alunos a analisar, sintetizar e manipular conceitos e saberes necessários à construção do conhecimento histórico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Débora El-Jaick Andrade, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em História pela UFF – professora efetiva do Colégio Pedro II – Rio de Janeiro

Referências

ALMEIDA, D. B. L. Sobre brinquedos einfância: aspectos da experiência e da cultura do brincar. Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.95, p.541-551, maio/ago.2006.

BENJAMIN, W. Reflexões sobreacriança, obrinquedo e a educação.São Paulo: Duas cidades. Ed.34, 2OO2.

BO URDlEU, P. Escritos de educação. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

FERMIANO, M. A. B. O Jogo como um instrumento de trabalho no ensino de História? História Hoje, v. 3. N.7, jul. 2005. Disponivel em: http:www.anpuh.uepg.br/históriahoje/voI3n7/maria.htm

FOUCAULT, M.. Microfisica do Poder.2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

HUIZINGA,J. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.

KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MACEDO, L.; MACHADO, N. J. Jogo e projeto.São Paulo: Summus editorial, 2006.

MOREIRA, A. F. B. A Formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. In: ALVES, N. (org.).Formação de Professores, Pensar e Fazer. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2007-04-18

Como Citar

Andrade, D. E.-J. (2007). O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história. História & Ensino, 13, 91–106. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p91

Edição

Seção

Artigos