O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir o papel do jogo no aprendizado de História apresentando como exemplo atividades e experiências realizadas na rede pública do ensino fundamental no Rio de Janeiro entre os anos de 2001 e 2007. Analisa as características do jogo, simultaneamente lúdico e sério, que propiciam resultados positivos ao estimular os alunos a analisar, sintetizar e manipular conceitos e saberes necessários à construção do conhecimento histórico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, D. B. L. Sobre brinquedos einfância: aspectos da experiência e da cultura do brincar. Educação e Sociedade, Campinas, v.27, n.95, p.541-551, maio/ago.2006.
BENJAMIN, W. Reflexões sobreacriança, obrinquedo e a educação.São Paulo: Duas cidades. Ed.34, 2OO2.
BO URDlEU, P. Escritos de educação. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
FERMIANO, M. A. B. O Jogo como um instrumento de trabalho no ensino de História? História Hoje, v. 3. N.7, jul. 2005. Disponivel em: http:www.anpuh.uepg.br/históriahoje/voI3n7/maria.htm
FOUCAULT, M.. Microfisica do Poder.2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
HUIZINGA,J. Homo ludens: o jogo como elemento de cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MACEDO, L.; MACHADO, N. J. Jogo e projeto.São Paulo: Summus editorial, 2006.
MOREIRA, A. F. B. A Formação de professores e o aluno das camadas populares: subsídios para debate. In: ALVES, N. (org.).Formação de Professores, Pensar e Fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p91
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.