Nos trilhos da cultura ferroviária: documentos de arquivo familiar no ensino de história

Daniel Augusto Arpelau Orta

Resumo


Este artigo aborda a historicidade do ensino de História, apontando como a metodologia da História foi utilizada e quais foram suas finalidades. Após este ponto, esta pesquisa definiu algumas das características do ensino de História, e uma das finalidades atuais, empregando conjuntamente a tematização de conteúdos e o uso de documentos em estado de arquivo familiar. Posteriormente, este artigo faz uma descrição de um exemplo possível de documentação, presente no arquivo familiar do autor do artigo, e que diz respeito à profissão ligada à ferrovia e suas práticas culturais e sociais. Desenvolvem-se problemáticas, ao mesmo tempo em que é incluído um suporte historiográfico para conectar os documentos familiares com os conceitos temáticos de cultura, memória e trabalho.


Palavras-chave


Ensino de história; Construção do conhecimento histórico; Documentação familiar.

Texto completo:

PDF

Referências


ARTIERES, P. Arquivar aprópria vida. In: Estudos Históricos. Arquivos pessoais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. vol. 11, n. 21.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais -Ensino Médio (PCNEM). Brasília: MEC/SEF, 1998.

CERRI, L. F. A função da História: orientação temporal e o ensino da História. Texto elaborado apartir do 11 Seminário Estadual para elaboração de diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental- História. Faxinal do Céu, 2004ª

CERRI, L. F. Oque a História fez com a lógica de organização dos conteúdos e o que o ensino de História fará com essa História? Texto elaborado a partir do 11 Seminário Estadual para elaboração de diretrizes curriculares para oEnsino Fundamental- História. Faxinal do Céu, 2004b.

FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2003

FURET, F. A oficina da História. Lisboa: Gradiva, [s.d.].

GARRIDO, J. A. As fontes orais na pesquisa histórica: uma contribuição ao debate. Revista Brasileira de História, São Paulo,. v. 13 n. 25/26, set. 92/ago. 93

NADAI, E. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo,. v. 13 n. 25/26, set. 92/ago. 93.

OLIVEIRA, D. Urbanização eIndustrialização no Paraná. Curitiba: UFPR / SEED, 2000,

PARANÁ. Orientações curriculares de história: texto preliminar. Curitiba: Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Departamento de Ensino Médio, 2005,

SCHIMITD, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p71

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br