Nos trilhos da cultura ferroviária: documentos de arquivo familiar no ensino de história

Autores

  • Daniel Augusto Arpelau Orta Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p71

Palavras-chave:

Ensino de história, Construção do conhecimento histórico, Documentação familiar.

Resumo

Este artigo aborda a historicidade do ensino de História, apontando como a metodologia da História foi utilizada e quais foram suas finalidades. Após este ponto, esta pesquisa definiu algumas das características do ensino de História, e uma das finalidades atuais, empregando conjuntamente a tematização de conteúdos e o uso de documentos em estado de arquivo familiar. Posteriormente, este artigo faz uma descrição de um exemplo possível de documentação, presente no arquivo familiar do autor do artigo, e que diz respeito à profissão ligada à ferrovia e suas práticas culturais e sociais. Desenvolvem-se problemáticas, ao mesmo tempo em que é incluído um suporte historiográfico para conectar os documentos familiares com os conceitos temáticos de cultura, memória e trabalho.

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Biografia do Autor

Daniel Augusto Arpelau Orta, Universidade Federal do Paraná

Graduado em História UFPR

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Publicado

2007-04-18

Como Citar

Orta, D. A. A. (2007). Nos trilhos da cultura ferroviária: documentos de arquivo familiar no ensino de história. História & Ensino, 13, 71–89. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p71

Edição

Seção

Artigos