Educação e preservação de sítios arqueológicos

André Cabral Honor

Resumo


Este trabalho faz parte do projeto de monitoria desenvolvido na disciplina "Pré-História", do Curso de Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos letivos 2004.1 e 2004.2, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros. Tem como principal objetivo desenvolver uma possibilidade metodológica de educação patrimonial, voltada especificamente para a preservação do patrimônio arqueológico. Almeja-se que o aluno possa se identificar com esse tipo de bem, tornando-se assim vetor multiplicador da consciência de preservação, sendo despertado para a importância da História na construção de uma sociedade sustentável, que permita às gerações futuras o acesso ao conhecimento nas suas mais variadas formas, construindo desta forma uma identidade social.


Palavras-chave


Patrimônio; Arqueologia; Metodologia; Educação patrimonial.

Texto completo:

PDF

Referências


CHOAY, Françoise.A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora da UNESp, 2001.

FENELON, Dea Ribeiro. Políticas culturais e patrimônio histórico. In: O direito à memória: patrimônio histórico ecidadania São Paulo: Secretaria Municipal de Cultural Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.

MORLEY, E. Como preservar os sítios arqueológicos brasileiros. In: TENÓRIO, Maria Cristina (org.). Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico eArtístico Nacional (IPHAN), 1999.

PROUS, A. Arqueologia brasileira. Brasília: Editora da UNB, 1992.

TENÓRIO, M. C. (org.). Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p63

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Hist. Ensino
E-Issn: 2238-3018
DOI10.5433/2238-3018
E-mail: labhis@uel.br